Enade 2025: Cursos superiores de três instituições são avaliados com nota mínima
Por Ana Clara Pires
Quatro cursos superiores de três instituições de ensino superior, em Salvador, foram avaliadas com nota mínima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A Universidade Salvador, o Centro Universitário Unirb e o Centro Universitário Dom Pedro II foram avaliados com nota 1.
O resultado Indicadores de Qualidade da Educação Superior de 2023 foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na última sexta-feira (11).
Os pior avaliados são os cursos de Medicina Veterinária e Nutrição, da Unifacs, Odontologia, da Unirb, e Farmácia, da UniDomPedro. Os dados são do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes.
Ao todo, 21 cursos foram avaliados com nota 2, 76 foram avaliados com nota 3 e 41 foram avaliados com nota 4. Os cursos avaliados com nota máxima foram: Engenharia da Computação, do Senai Cimatec, Farmácia, Engenharia Civil, Medicina Veterinária, Fonoaudiologia e Engenharia Elétrica, da UFBA, Tecnologia em Gestão Ambiental, da Unifacs, e Nutrição, da UNEB.
Ao todo, 33 cursos foram classificados como "Sem Conceito", quando o curso não têm o número mínimo de estudantes concluintes com resultados válidos no Enade. Para ser avaliado no Conceito Enade, os cursos precisam ter pelo menos dois estudantes concluintes que participaram do Enade.