Kleber Rosa discute autoria do trio elétrico em live com família de Dodô
Por Ana Clara Pires
Na noite desta quinta-feira (3), o ativista Kléber Rosa realizou uma transmissão ao vivo para debater a autoria da criação do trio elétrico e da guitarra baiana, temas que há anos geram controvérsia na história da música baiana.
A live contou com a presença do neto de Dodô, Carlinhos de Dodô, que reafirmaram que ele foi o verdadeiro criador do trio elétrico, contestando a versão histórica que atribui a invenção a Dodô e Osmar Macêdo, em conjunto. Os familiares começaram a tentar esclarecer a história após, no Carnaval de 2025, entrarem com um pedido para renomear o Circuito Dodô.
Segundo Carlinhos, após a morte de Dodô a história teria sido deturpada. “Após a morte dele o discurso mudou. O Dodô passou a ser a terceira pessoa do plural 'eles inventaram', não foi um experimento coletivo científico. Foi um experimento unilateral. No meu Instagram, tem o depoimento do próprio Osmar Macêdo dando os créditos. Tem o relato de Orlando Tapajós dizendo que o primeiro trio elétrico dele foi Dodô que deu”, afirmou.
“Quando a gente fala da imagem Dodô e Osmar, que parece uma imagem indissociável, o que vem na cabeça? Vem a imagem de Osmar, da família de Osmar Macêdo. A imagem de Dodô é provavelmente uma imagem desconhecida. E nós não podemos ignorar que estamos falando de uma dupla de um homem branco e um homem negro, isso não é algo que mereça ser desprezado”, comentou Kléber Rosa.
