Durante afundamento de ferry-boat, secretário diz que a "Bahia é o maior parque de turismo de mergulho urbano do mundo"
Por Ana Clara Pires / Gabriel Lopes
O turismo de mergulho será impulsionada nesta sexta-feira (21) com o afundamento de mais um ferry-boat na Baía de Todos-os-Santos, em Salvador. A embarcação Juracy Magalhães passará por uma submersão controlada em ação capitaneada pela Secretaria de Turismo do Estado.
Presente no ato, o secretário Maurício Bacelar indicou que a Bahia alcançou o posto de maior parque de turismo de mergulho do mundo.
"Com esse afundamento, o maior parque de turismo de mergulho urbano do mundo é a Bahia. A maioria dos navios afundados pelo mundo todo, onde tem o turismo de mergulho, estão em alto mar, muito longe do continente. O nosso não, por conta das guerras, da independência da Bahia, os afundamentos aqui dentro da Baía de Todos-os-Santos. E com esses nossos afundamentos planejados, a gente tem essa facilidade para atividade. Atrai muita gente", disse.
"São ações totalmente planejadas. Primeiro, o afundamento e a isso se somam ações de promoção que a Bahia faz em nível internacional e nacional para atrair turistas que gostam dessa experiência. Como nós temos um grande número de embarcações afundadas aqui, muito próximo do litoral. A Bahia é uma referência no mundo no turismo de mergulho", acrescentou.
A Baía de Todos-os-Santos conta com três embarcações afundadas de forma planejada, mas o número total é próximo a dez em função da guerra da independência.
Em setembro do ano passado, o Bahia Notícias já havia publicado que o mar de Salvador ganharia um novo atrativo para os turistas que planejarem realizar mergulhos.
O antigo ferry-boat Juracy Magalhães e o casco do navio-varredor Anhatomirim, doado pela Marinha, estavam previstos ser afundados ainda no mês de novembro. A empresa Engesub, especializada em naufrágios assistidos, venceu a licitação para executar o serviço, para realizar o serviço, que vai seguir um controle ambiental rigoroso. A ideia é dar origem a recifes artificiais.
Em fevereiro, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) concedeu uma autorização ambiental à Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) permitindo o afundamento de um ferry-boat na Baía de Todos-os-Santos, com fins turísticos.