Cidadania confirma fim da federação com PSDB e cita dificuldades de convivência
Por Redação
O Diretório Nacional do Cidadania confirmou a decisão da Executiva Nacional do partido de encerrar a federação com o PSDB, mantida desde as eleições de 2022. O vínculo, no entanto, seguirá até abril de 2026, conforme exige a legislação eleitoral.
Em nota divulgada neste domingo (17), o partido afirmou que a decisão foi respaldada por filiados de diferentes estados, que relataram dificuldades de convivência com membros do PSDB e apontaram desvantagens para o Cidadania. Segundo o comunicado, a legenda perdeu representação política ao longo da parceria, com redução no número de deputados estaduais e federais, vereadores e prefeitos.
O presidente nacional do Cidadania, Comte Bittencourt, reforçou a posição do partido em seguir um novo caminho. “A federação é passado, vamos em frente, retomando o protagonismo de nossa identidade, que deve apontar para onde o Cidadania pretende caminhar”, declarou.
A federação entre as duas siglas nunca foi um consenso, mas enfrentou maior resistência dentro do Cidadania. Em 2022, a formação da aliança foi aprovada com apenas um voto de diferença, o que resultou em desfiliações expressivas, como a do senador Alessandro Vieira, atualmente no MDB.