Vereador Hamilton Assis defende fim da escala 6x1 e exalta papel do Ilê Aiyê
Por Francis Juliano / Eduarda Pinto / Bia Jesus
Presente na saída do Bloco Afro Ilê Aiyê, na noite deste sábado (1º), no Curuzu, o vereador Hamilton Assis (PSOL) comentou sobre a mobilização pelo fim da escala de trabalho 6x1, pauta que tem ganhado destaque desde as eleições municipais de 2024.
"Olha, nós apresentamos um projeto, mas, como se trata do âmbito municipal, a gente só consegue legislar para os servidores públicos. Isso é fato, mas estamos articulados com uma campanha que é nacional. Por quê? Porque tem um projeto da deputada Erika Hilton que dá suporte pra construir uma legislação que vai se generalizar para todos os trabalhadores", explicou o vereador.
Foto: Fábio Menezes / Bahia Notícias
Hamilton também destacou a representatividade do Ilê Aiyê para o povo negro baiano, ressaltando seu impacto na valorização da identidade negra.
"O Ilê Aiyê é a nossa raiz, é um bloco que resgata a nossa ancestralidade, foi fundamental para a afirmação da negritude. A ideia de ser negro, que durante muito tempo foi vista como algo negativo, foi transformada em algo positivo. Então, eu posso dizer hoje que eu sou negão, porque nós reconstruímos o sentido de ser negro. E o Ilê foi fundamental para isso", afirmou.