Ex-secretário da Bahia James Correia é denunciado por violência psicológica contra ex-companheira
Por Redação
O engenheiro eletricista e ex-secretário estadual, James Silva Santos Correia, de 66 anos, foi denunciado por sua ex-companheira, Magali de Oliveira Viana, por violência psicológica.
De acordo com ação penal do Ministério Público (MP-BA), James teria praticado atos de constrangimento e ameaças contra a vítima.
James Correia integrou as gestões estaduais comandadas pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e esteve à frente das secretarias de Indústria, Comércio e Mineração e de Desenvolvimento Econômico. Ele é formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), atuou como gerente de operações da Coelba por uma década e foi professor do mestrado em energia de uma faculdade particular de Salvador.
Em depoimento, Magali afirmou que, após o término da relação, em outubro de 2022, os dois continuaram residindo no mesmo imóvel, no bairro da Barra, em Salvador. Durante esse período, segundo a denúncia, James teria adotado comportamentos abusivos e intimidatórios.
A vítima relatou que o convívio levou ao desenvolvimento de transtornos psicológicos, exigindo acompanhamento psiquiátrico e o uso de medicamentos controlados para dormir.
Ainda conforme a denúncia, James enviava mensagens com conteúdo sexual, a exemplo de fotos íntimas da vítima, tiradas sem seu consentimento durante o período do relacionamento.