Hamilton Assis denuncia dificuldade de diálogo e luta espaço por comissões na Câmara
Por Eduarda Pinto
O vereador Hamilton Assis (PSOL) denunciou, nesta segunda-feira (3) durante a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos na Câmara, que a bancada independente do PSOL estaria com dificuldades em dialogar com a Mesa Diretora da Casa, na figura de Carlos Muniz (PSDB). Segundo o ex-candidato ao cargo da presidência da Câmara, Muniz estaria limitando os debates com o grupo às reuniões oficiais.
“Olha, a gente está fazendo alguns questionamentos desde o processo que estabeleceu a eleição da presidência da mesa, do qual nós participamos e apresentamos uma candidatura própria, nós sinalizamos para o presidente que gostaríamos de conversar sobre a composição das comissões, mas não tivemos resposta. Tivemos apenas sinalizações de movimentações formais, do ponto de vista do regimento, mas a gente sabe que, como ele mesmo alegou, tudo se dá na base da negociação e que essa casa é da negociação”, reclamou.
Ao falar sobre a busca de espaço nas comissões, Assis revela que o grupo visa participar e/ou liderar comissões temáticas específicas: “Nós queremos contribuir com as comissões de Educação, Reparação, e no caso específico da minha liderança, que é a companheira Eliete Paraguassu, ela quer participar do debate sobre Meio Ambiente, Saúde e também Transporte Coletivo. Então, isso para a gente tem sido fundamental”, delimita.
Ele sugere ainda a criação ou reativação de comissões especiais específicas: como a do Direito a Cidade e de Defesa a Criança e ao Adolescente.
“Nós também gostaríamos de construir uma comissão nova, que é de direito à cidade, e possivelmente tentar revitalizar a comissão da criança e do adolescente, da qual também nós temos interesse de participar, como comissão especial”, completa.