Após conflitos internos, novo ministro da Secom passa a gerir conta de de Instagram de Lula
Por Redação
A conta oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Instagram passou a ser gerida pela equipe do novo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira. A alteração marca o início de uma nova fase na estratégia digital do governo e coloca fim a disputas internas.
A condução do conteúdo, agora com um estilo mais informal e visualmente renovado, está sendo liderada por Mariah Queiroz, nova secretária de Estratégias e Redes da Secom, que trabalhou com o prefeito de Recife, João Campos.
Durante uma reunião virtual com deputados e militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) na última quinta-feira (18), Sidônio Palmeira reforçou a proposta de renovar a comunicação digital do presidente.
"Vamos mudar o formato de como o presidente se comunica nas redes. Ele tem um estilo, fala com facilidade e está com muita disposição de fazer diferente, querendo explicar, falar e fazer. Ele quer divulgar as ações, quer mostrar o que ele faz. E para vocês é importante engajar, curtir e compartilhar tudo quanto é mensagem do governo", declarou.
CONFLITOS
A gestão da conta do presidente no Instagram, que tem 13,3 milhões de seguidores e é considerada o maior canal digital do governo, foi alvo de disputas internas ao longo do primeiros anos de governo. A administração da página estava dividida entre o fotógrafo oficial Ricardo Stuckert, a ex-secretária de Estratégias e Redes Brunna Rosa e a primeira-dama Janja da Silva.
Stuckert concentrava-se nas publicações relacionadas às agendas oficiais, enquanto Janja incluía registros cotidianos da vida do presidente no Palácio da Alvorada e na Granja do Torto. A nova gestão unifica essas frentes sob a supervisão da equipe de Sidônio Palmeira, embora Stuckert continue atuando em colaboração com a Secom.
Sidônio aposta em um formato mais autêntico e acessível para as redes sociais, em oposição ao estilo formal e padronizado adotado anteriormente. "A beleza está na diferença. Se fizer tudo pasteurizado, tudo igual, tudo montadinho, trabalhado, não dá. Rede social gosta das coisas sujinhas, sujinhas no bom sentido, aquele negócio mais soltinho, mais simples", explicou o ministro em diálogo com a militância.
O novo enfoque busca conectar as ações do governo às bases militantes e ao público em geral. "É isso que precisa buscar, a beleza da militância de vocês, a beleza das pessoas mais simples do interior. É isso que faz com que a gente possa buscar engajamento", concluiu Sidônio.