FGM cria mapa interativo para garantir acesso virtual a bens tombados de Salvador
Por Redação
A Fundação Gregório de Mattos (FGM) lançou, nesta segunda-feira (20), o Mapa Interativo dos Bens Tombados e em Processo de Tombamento em Salvador. Por meio da Gerência de Patrimônio Cultural (Gepac), a FGM visa ampliar as ações de educação patrimonial e fomentar a preservação e o conhecimento de monumentos históricos que integram a memória da cidade. A ferramenta está disponível no site (clique aqui.).
"O mapa interativo dos bens tombados e em processo de tombamento permite que a população conheça os patrimônios de Salvador a partir de um mapa que indica onde estão localizados tanto os bens tombados como os bens protegidos - estes com tombamento provisório -, suas poligonais de tombamento, consideradas áreas de proteção, além de fotografia do bem, indicação do livro de tombo em que foi inscrito, uma breve descrição de cada patrimônio e o decreto de aprovação do tombamento", destaca o gerente de Patrimônio Cultural da FGM, Vagner Rocha.
O Mapa identifica bens culturais tombados e em estudo para tombamento, onde é possível, além de localizar o bem e suas poligonais, ver registros fotográficos, descrição e história do monumento, e os instrumentos normativos que os elegem como Patrimônio Cultural de Salvador.
"Atualmente, temos 40 bens tombados pela FGM, incluindo 19 painéis de Carybé e o conjunto de 13 balaustradas antigas da cidade. Além destes, temos sete processos de tombamento em curso, a exemplo das obras do artista plástico Juarez Paraíso", completa o gestor.
Além do Mapa Interativo dos Bens Tombados, a FGM também tem realizado um leque de ações educativas e de valorização do patrimônio cultural da capital baiana. Uma das principais ações de educação patrimonial da FGM, o Circuito #Reconectar tem o objetivo de desenvolver ações de preservação de monumentos históricos da cidade, com o foco na realização de visitas guiadas de estudantes da rede municipal de ensino, acompanhadas por um instrutor. As visitas ocorrem em paralelo a atividades formativas voltadas a professores da rede municipal e para guias de turismo.