Alexandre Tinoco diz que ambulantes “serão contemplados com licitação” de quiosques na nova orla de Salvador
Por Hugo Leite
O secretário da Semop, Alexandre Tinoco, explicou sobre como está o processo de alocação dos trabalhadores informais no trecho da orla de Salvador que foi requalificado entre a praia da Boca do Rio até Piatã e falou, também, sobre investimentos na Salvamar, que é apoiada pelo órgão.
“A Semop está realizando a licitação dos quiosques desse trecho revitalizado da orla. Agora, existem os ambulantes que já trabalhavam nesses locais: o vendedor de caldo de cana, as baianas de acarajé; e os permissionários de praia. Veja, há uma infinidade de trabalhadores presentes no local e que serão contemplados com esta licitação, que acaba no dia 22 deste mês. Após a finalização da licitação, a empresa vencedora cuidará do entorno da orla, que ficou muito bonita e vale a pena ser visitada”, disse o gestor.
Já na região que abarca Stella Maris, Praia do Flamengo e Ipitanga, Alexandre Tinoco revelou que o prazo para ocupação dos quiosques está próximo e que contratempos já foram solucionados.
“Através do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) em Salvador fornecemos novos kits para os ambulantes neste trecho reformado da orla. Os quiosques estavam sem energia, mas resolvemos este problema para que eles sejam ocupados. Os permissionários já estão definidos e acredito que até o final deste mês ou começo de fevereiro já estejam em operação”, estipulou.
Uma das atuações da Semop é o suporte ao trabalho da Salvamar, responsável pelo cuidado com os banhistas entre a praia de Jardim de Allah e a praia de Ipitanga. Segundo o secretário, o órgão foi aparelhado recentemente.
“No último ano, a Salvamar fez aquisições de Jet skis novos, carretas para estes equipamentos, e botes. Na orla nova da Boca do Rio já há três novos pontos de apoio para o Salvamar, com copa, sanitários, entre outras estruturas. E além da entrega dessas estruturas, serão instalados 33 novos postos de observação, distribuídos no trecho entre Jardim de Allah e Ipitanga, que estamos trabalhando para iniciar a licitação”, revelou o gestor.