Bruno Reis confirma alteração na Semur e vai empossar nova secretaria nesta segunda; saiba quem
Por Redação
O prefeito Bruno Reis dará posse a Isaura Genoveva como nova secretária municipal de Reparação (Semur) nesta segunda-feira (6), durante uma solenidade marcada para as 9h30 no terraço da Casa das Histórias, localizada na rua da Bélgica, 2, no Comércio.
Como adiantado pelo Bahia Notícias, Isaura Genoveva assume o posto no lugar de Ivete Sacramento, que esteve à frente da pasta por 12 anos e foi responsável por importantes avanços na construção de políticas públicas voltadas para a igualdade racial e o combate à intolerância religiosa em Salvador, como o Estatuto da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa. A cerimônia de posse marca o início de uma nova fase na Semur, com a continuidade e o fortalecimento das ações voltadas à promoção da justiça social e reparação histórica na cidade.
Mais cedo neste domingo (5), o terreiro Ilê Axé Iyá Nassô Oká, mais conhecido como Terreiro da Casa Branca, onde Isaura ocupa o cargo de ekedi fez uma publicação falando sobre a ida da ekedi para a pasta.
“A chegada da Ekedy, advogada e pesquisadora Isaura Genoveva à Secretaria Municipal de Reparação (SEMUR) deve ser celebrada pelo povo negro soteropolitano, porque representa a chegada ao poder de gerações e gerações de mulheres negras de candomblé. Trata-se de uma vitória dela, pelo seu esforço profissional, político e intelectual, mas tem o significado da chegada de todas nós, historicamente vítimas do racismo religioso e relegadas à invisibilidade e à dor da perseguição contra nossa fé”, afirmou o terreiro.
Isaura Genoveva, especialista em Políticas Públicas de Gênero e Raça pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestranda em Direitos Fundamentais e Alteridade pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), foi escolhida para substituir Ivete Sacramento, atual titular da Semur, que deverá deixar o cargo nos próximos dias. A futura secretária tem se destacado por seu trabalho nas áreas de igualdade racial e de gênero, além de sua conexão com as questões das religiões de matrizes africanas.
De acordo com fontes próximas à gestão municipal, a escolha de Isaura Genoveva para a Secretaria da Reparação foi apoiada até mesmo por Ivete Sacramento, que contribuiu para indicar sua sucessora. A aproximação entre Genoveva e o prefeito Bruno Reis ocorreu durante o processo de tombamento do Terreiro da Casa Branca, e desde então, o diálogo entre eles tem sido constante.
Além de sua atuação acadêmica, Isaura tem forte vínculo com a comunidade religiosa de Salvador e é uma das lideranças mais respeitadas dentro do candomblé. Sua escolha para a Semur fortalece a continuidade das políticas de reparação histórica e igualdade racial, áreas que têm sido o foco da gestão de Ivete Sacramento na pasta.
“Ao ocupar um cargo para defender a população negra de Salvador, a cidade onde reconstruímos nossas tradições mesmo em meio a tanta dor da escravização do nosso povo, Ekedy Isaura representa o legado religioso que carrega nos ombros: de Iyá Nassô, Iyá Adetá e Iyá Akalá, além de toda a descendência destas mulheres que fundaram o Candomblé da Barroquinha e deram origem à Casa Branca do Engenho Velho”, diz o comunicado do terreiro.
Antes de ser convidada para assumir a Secretaria da Reparação, Isaura Genoveva estava atuando como assessora técnica na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e foi exonerada no último dia 12 de dezembro para se dedicar a esta nova missão. A confirmação oficial de sua nomeação deve ocorrer nos próximos dias, mas a informação já é dada como certa por fontes da própria comunidade e da gestão municipal.
A chegada de Isaura Genoveva à Semur é vista como um passo importante para a continuidade do trabalho de fortalecimento das políticas públicas voltadas para as populações tradicionais e para a promoção da igualdade racial em Salvador.