Secretaria de Combate à Pobreza promove ceia de natal para pessoas em situação de rua em Salvador
Por Redação
Uma ceia de Natal, organizada pela Secretaria de Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) de Salvador, realizou, na noite desta terça-feira (17), reuniu 150 pessoas em situação de rua, assistidas pelas Unidades de Acolhimento Institucionais (UAIs).
Esta é a segunda edição do evento e ocorreu na sede da pasta, no bairro do Comércio. A cerimônia contou com cardápio típico, música ao vivo, presença de papai Noel e distribuição de presentes.
MUDANÇA DE VIDAS
Júnior Magalhães, o responsável pela pasta, afirmou que a transformação na vida das pessoas ocorre através de “políticas públicas para que retomem suas vidas, também objetivando oportunizar o resgate da autoestima desse público, muitas vezes invisível aos olhos da sociedade”.
O secretário ressaltou, ainda, a emoção em ver a alegria dos que lá estavam, entre eles, 50 pessoas em situação de rua que passaram pelo programa Vida Nova Empregabilidade, promovido pela pasta. Hoje com carteira assinada, estas pessoas estavam apoiando o evento como servidores da Sempre.
Taís Santos, de 29 anos, afirmou que este foi o seu primeiro natal neste clima. “Estou gostando muito, me sentindo acolhida entre os amigos que fiz após sair das rua”. Segundo ela, após parar na rua, como cinco meses de gestação, vítima de violência doméstica, ela pode dizer que o apoio “salvou a sua vida”.
O paulista José Antônio Eugênio, de 61 anos, contou que veio à capital baiana em busca de um amor e nunca se imaginou estar em situação de rua: “A ceia está sendo muito boa e como estou sendo recebido na unidade de Paripe também”.
POLÍTICAS PÚBLICAS
Entre as políticas públicas promovidas pela Sempre para as pessoas em situação de vulnerabilidade estão a construção de mais 8 restaurantes populares Vida Nova, que, somados aos 2 já existentes, elevam o número de refeições gratuitas servidas diariamente de 900 para 4,4 mil.
A pasta também iniciou o programa Vida Nova Empregabilidade, dedicado a oferecer oportunidades de emprego a pessoas em situação de rua. Além de emprego formal, os participantes são contemplados com aluguel social pago mensalmente, além de apoio financeiro para a compra de móveis e eletrodomésticos, acompanhamento socioemocional, capacitação profissional e incentivo à educação.