Arquivo Público de Salvador reabre com diversas atividades até o final de semana
Por Redação
O Arquivo Público de Salvador, lar de mais de 4 milhões de documentos vitais para a história da capital baiana, foi reaberto nestas quarta-feira (11), no bairro do Comércio. Como forma de celebrar a reabertura do espaço, estão sendo realizadas diversas atividades no prédio até a sexta-feira (13).
O evento de abertura, na quarta-feira, contou com a realização do seminário “Preservação, Acesso e Compromisso com a Memória de Salvador”. Além disso, até a sexta-feira, os visitantes poderão participar de visitas guiadas, discussões e palestras. O público interessado poderá agendar visitas a partir da próxima segunda-feira (16), nos canais oficiais do Arquivo.
ESFORÇO COLETIVO
A coordenadora do Núcleo de Ações Turísticas do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur-Salvador), Simone Costa, destacou o esforço coletivo para preservar o acervo histórico da cidade. “Se conseguimos desenvolver e executar este projeto, foi porque tivemos anjos e guardiões dessa memória”, afirmou.
Durante o processo de restauração que antecedeu a reabertura do espaço, novas técnicas foram desenvolvidas para lidar com os documentos do acervo. A arquivista e supervisora do Núcleo de Atendimento do Arquivo, Adriana Pacheco, destacou o aprendizado: “Foi um momento único. O Arquivo é nosso, e todas as pessoas envolvidas estão de parabéns”, comentou.
O subsecretário da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Walter Júnior, ressaltou, além da importância da restauração do acervo, a requalificação do prédio que o abriga. O prédio do Arquivo Público de Salvador agora conta com um sistema anti-incêndio semelhante ao do Vaticano, que não utiliza água ou elementos químicos.
IMPORTÂNCIA SOCIAL
O gestor mencionou também a realização de concursos públicos para ampliar a equipe de profissionais do Arquivo. “É espaço complexo que deve atender, em sua máxima potência, à população, pesquisadores, intelectuais e estudantes”, afirmou. “Este equipamento precisa ser amplamente acessado pela população, caso contrário, perde o sentido”, completou.
Entre os documentos do acervo, destacam-se uma cópia da certidão de batismo de Catarina Paraguaçu, de 1528, bem como provisões reais de 1624 e atas da Câmara Municipal de Salvador, reconhecidas como patrimônio da Memória do Mundo pela Unesco.
O Arquivo Municipal de Salvador funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.