Além de Harris X Trump: Saiba o que eleitores dos EUA votam nesta terça
Por Redação
Nesta terça-feira (5), além da eleição presidencial, disputada entre o republicano Donald Trump e a democrata Kamala Harris, outros cargos importantes estarão em jogo nos Estados Unidos. Além disso, diversos estados também votarão questões como legalização das drogas ou do aborto.
O sistema eleitoral dos EUA abarca, em certos lugares, eleições a cargos menores e referendos sobre decisões que afetam o dia a dia dos estadunidenses, como a escolha de juízes, prefeitos, vereadores, conselheiros escolares, curadores de bibliotecas, xerifes, coletores de impostos, entre outros.
Isso ocorre porque os Estados Unidos são uma república federal descentralizada, composta por estados individuais, no qual cada um possui ampla soberania para legislar sobre diversos assuntos, dentro de seu próprio território.
PLEBISCITOS
41 dos 50 estados dos EUA votarão questões locais. Ao todo, são 159 questões de diversos temas, como legalização da maconha, aborto, segurança pública, regulamentos em relação ao lixo, propostas orçamentárias e de taxação, casamento entre pessoas do mesmo sexo e até mesmo aprendizado domiciliar.
Em quatro estados, os eleitores poderão votar a possível legalização da maconha, são eles o Nebraska, a Dakota do Norte, a Dakota do Sul e a Flórida. Além deles, Massachusetts, onde a maconha é legalizada, os moradores avaliarão a possibilidade da legalização de psicodélicos.
Onze estados votarão medidas relacionadas ao aborto: Arizona, Colorado, Flórida, Maryland, Missouri, Montana, Nebraska, Nova York, Nevada e Dakota do Sul. A maioria vota a legalização do procedimento, enquanto em Nebraska, a decisão põe em jogo a limitação do prazo para a sua realização.
CONGRESSO
Na Câmara dos Representantes, similar à Câmara dos Deputados brasileira, onde cada estado possui uma quantidade de representantes, a troca de cadeira é realizada a cada dois anos, e todas as 435 vagas são disputadas. Atualmente, os republicanos possue 220 cadeiras, contra 212 dos democratas.
No Senado, onde a influência sobre o presidente é mais forte, cada estado tem direito a duas vagas, totalizando 100 assentos. O mandato dos senadores dura seis anos e, a cada dois anos, um terço das vagas é renovada. Este ano, 34 assentos estão em disputa.
Como o número de senadores é par, cabe ao vice-presidente, o presidente do Senado, decidir a maioria. Hoje o papel pertence justamente a Harris, a pessoa que mais desempatou votações no Senado em toda a história, com 33 desempates.
OUTROS CARGOS POLÍTICOS
Além dos cargos que dizem respeito a Washington, outros cargos importantes serão disputados, como governador, vice-governador, procurador-geral, secretário de Estado, tesoureiro e juízes. Ao todo, 167 cargos estaduais serão renovados nas eleições deste ano.
Segundo o site Ballotpedia, no pleito deste ano serão eleitos 11 governadores e vice-governadores, 371 prefeitos e mais de 5.800 legisladores estaduais.