Marcio Marinho e Rogéria Santos afirmam que Hugo Motta vai garantir pacificação da Câmara
Por Edu Mota, de Brasília
O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) é experiente, apesar de jovem, além de ser competente e tranquilo, e por seu perfil principalmente conciliador, conduzirá a Câmara a um período de tranquilidade e maior busca por coesão em torno das pautas que importam principalmente para a população brasileira. Essa opinião foi compartilhada com o Bahia Notícias pelos dois deputados baianos do Republicanos, Márcio Marinho e Rogéria Santos.
Marinho e Rogéria Santos estiveram presentes nesta terça-feira (29) ao evento do Republicanos em que o líder do partido, Hugo Motta, foi anunciado oficialmente como candidato a presidente da Câmara em 2026. O deputado é o primeiro candidato à sucessão do presidente Arthur Lira (PP-AL) a ter o seu nome oficializado para a disputa.
"Hoje aqui na presidência do partido, em Brasília, a bancada de 45 deputados federais ratificou o nome do deputado Hugo Motta para candidato a presidente da Câmara, e logo mais teremos o anúncio da bancada do PP, também chancelando o nome dele. Tenho certeza que essa construção da vitória de Hugo Motta será a várias mãos, com muita tranquilidade, respeitando todas as pessoas, os pensamentos divergentes. Vamos construir uma convergência para o nome dele para que a gente possa ter uma presidente que se não for de todo coeso e de total consenso, que seja 90% desse consenso e que a gente possa ter uma Câmara com tranquilidade e funcionando nesse espírito a partir do ano que vem", disse o deputado Márcio Marinho.
A mesma opinião sobre a necessidade de uma construção partidária que permita dar mais tranquilidade aos trabalhos da Câmara foi externada ao BN pela deputada Rogéria Santos. A parlamentar baiana, que também esteve mais cedo na residência oficial da presidência da Câmara, acompanhando o anúncio do apoio oficial do deputado Arthur Lira, destacou a capacidade de Hugo Motta de construir consensos de forma tranquila e com respeito às posições diferentes.
"A oficialização do nome do deputado Hugo Motta à presidência da Mesa Diretora da Casa nos traz uma alegria muito grande, e principalmente pela consciência de saber que um deputado com o perfil dele, no seu quarto mandato, mostra um jovem comprometido com o Brasil, competente, e que traz muita leveza à Câmara. E principalmente em um momento crucial como esse, em que o Brasil precisa de que esta Casa tenha paz, tenha tranquilidade, e possa assim fazer emanar daqui tudo aquilo que o povo brasileiro precisa", afirmou Rogéria Santos.
Logo no início da manhã desta terça, o deputado Arthur Lira anunciou seu apoio a Motta, e disse que depois de manter conversas com lideranças de diversos partidos e ouvir mais do que falar, estaria convicto de sua escolha pelo nome do líder do Republicanos. "O candidato com maiores condições políticas de construir convergências no parlamento é o deputado Hugo Motta, nome que demonstrou capacidade de aliar polos aparentemente antagônicos com diálogo, leveza e altivez", disse Lira aos jornalistas, acompanhado por cerca de 20 deputados do Republicanos e de outros partidos.
Ao lado de Arthur Lira durante o anúncio de apoio estava o 1º vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira (SP), que também é presidente do Republicanos. Após o anúncio feito por Lira, Pereira reuniu os 45 deputados da bancada, definiu o apoio unânimo do partido ao nome de Hugo Motta, e depois, em coletiva à imprensa, leu uma nota oficializando a candidatura.
Marcos Pereira foi quem convenceu o deputado Hugo Motta a participar da disputa pela cadeira de Lira. Pereira era o candidato do partido, mas diante da dificuldade em unificar apoios em torno do seu nome, desistiu e efetivou Motta como postulante à presidência da Câmara.
Na conversa com o BN, o deputado Marcio Marinho destacou o sacrifício do presidente do Republicanos em abrir mão de seu sonho de presidir a Câmara, apostando em poder trabalhar o consenso em torno de Motta.
"Há dois meses, nós tínhamos um nome, que era do presidente Marcos Pereira, que estava disputando a presidência da Câmara. Logicamente que o espírito público dele é de pensar não no CPF mas no CNPJ, que é o partido, e ele viu que as melhores condições quem teria para disputar dentro do partido seria o deputado Hugo Motta. Logicamente que ele deu um passo atrás, não que o sonho terminou, mas entendendo que o momento não era dele, mas sim de apresentar uma outra pessoa, e portanto ele abdicou naquele momento do seu nome e indicou Hugo Motta", explicou o deputado baiano.
A atitude do deputado Marcos Pereira também foi elogiada pela deputada Rogério Santos. De acordo com a deputada do Republicanos da Bahia, Marcos Pereira acertou em escolher para a disputa um perfil conciliador e principalmente pacificador, como mostra em sua trajetória de quatro mandatos o deputado Hugo Motta.
"Hugo Motta traz esse perfil muito tranquilo, muito pacífico, muito pacificador, e acima de tudo, muito experiente e competente. Então é de fato um nome que pode trazer no Congresso Nacional, na Câmara dos Deputados, a transformação na tratativa da política nacional em benefício do Brasil e de todos os brasileiros", concluiu a deputada Rogéria Santos.