Capitão Alden diz que PL está se reorganizando na Bahia e celebra crescimento do voto conservador no Brasil
Por Edu Mota, de Brasília
Em conversa com o Bahia Notícias, o deputado federal Capitão Alden se contrapôs à ideia de que o seu partido, o PL, teve nesta eleição municipal de 2024 resultado inferior ao pleito anterior, de 2020. Para o deputado, houve uma profunda mudança de rota no partido, e não seria possível comparar a situação anterior em que se encontrava o PL na Bahia com o momento atual.
Capitão Alden disse que ao contrário do que lideranças de esquerda e a própria imprensa afirmaram, o Partido Liberal obteve avanços nesta eleição que teve o primeiro turno encerrado no último domingo (6). Na conversa com o BN, o deputado baiano destacou que em 2020, o PL não era sequer um partido de direita, e ainda pertencia à base aliada do então governador Rui Costa.
"Nós tivemos sim um grande avanço na Bahia na comparação com a última eleição. O PL na Bahia pertencia à base do então governador Rui Costa, então não temos como fazer comparações com aquela época. É injusto a imprensa vir dizer que o PL tinha ganhado mais cadeiras de prefeitos e vereadores do que nesta eleição. São épocas completamente diferentes, situações completamente diferentes, estamos hoje a partir desta eleição, efetivamente reorganizando o PL na Bahia, trazendo para os nossos quadros pessoas que estão alinhadas com nossos princípios e valores cristãos", disse Alden.
O PL, segundo o deputado Capitão Alden, conquistou cerca de 62 cadeiras de vereadores na Bahia, resultado que segundo ele, apesar de ser incipiente, seria revelador da dificuldade que a direita ainda encontra em fazer frente à máquina estadual e do PT.
"Foi de qualquer maneira um avanço significativo, mas esse é apenas o início de uma construção e o PL começou a plantar as suas sementes para que futuramente a gente tenha mais cadeiras conquistadas em toda a Bahia", disse o deputado.
Capitão Alden destacou ainda que apesar da eleição de poucos prefeitos e vereadores, o PL aumentou proporcionalmente na quantidade de votos, não só na Bahia mas em todo o Brasil. Para ele, é uma sinalização de que o caminho para o partido já está traçado e um maior crescimento pode ser aguardado a partir da eleição de 2026.
"O PL no Brasil teve 15,7 milhões de votos, destinados a candidatos do PL, e na Bahia, só nas minhas bases, tivemos aumento de mais de 100 mil votos, isso demonstra uma força pra 2026. Teremos terreno bastante favorável para eleição de deputados estaduais, deputados federais, quiçá o governo do Estado. Tenho certeza que o número atual de votos nos dá fôlego maior para as futuras candidaturas de deputados e até ao governo da Bahia", concluiu o deputado Capitão Alden.
O deputado baiano aproveitou a conversa com o BN para parabenizar o povo brasileiro por ter ido às urnas de forma democrática e pacífica, para exercer o seu direito de votar em candidatos de sua preferência, independente da legenda. Alden disse também que os números apurados em todo o Brasil por si só demonstram o avanço do conservadorismo ,o país, especialmente no Nordeste.
"No Nordeste brasileiro, grande parte das capitais eram até então dominadas pelo PT, que não conseguiu obter resultado favorável nessas eleições. Nós conseguimos assumir essas cidades com partidos de centro e direita. Isso demonstra que grande parte da população no Brasil, em especial nas grandes cidades, estão tendo uma tendência mais conservadora, de votar em partidos de centro e de direita. Isso também demonstra o esforço hercúleo de muitos parlamentares pelo Brasil inteiro que tem trabalhado incansavelmente no sentido de mostrar as consequências nefastas da atuação dos partidos de esquerda", finalizou o parlamentar da Bahia.