VÍDEO: Tornados atingem costa leste dos Estados Unidos em meio a previsão de furacão
Por Redação
Uma série de tornados atingiu o estado da Flórida, na costa leste dos Estados Unidos, na noite desta quarta-feira (9). O fenômeno gerou desabastecimento em mercados e armazéns e fechou uma rodovia em meio a previsões de furacão em Tampa, município da Flórida na Costa do Golfo.
Segundo informações do G1, os ventos na região chegaram a 230 km/h e são parte das alterações climáticas provocadas pela aproximação do Milton. O Serviço Nacional do Clima dos EUA chegou a enviar mais de 20 alertas por tornado ao longo da região central da Flórida.
O Centro Nacional de Furacões dos EUA (National Hurricane Center) também enviou avisos sobre a variação climática. "O risco de tornados vai aumentar ao longo da manhã e tarde no centro da Flórida", disse o NHC, em comunicado.
Por meio das redes sociais, transeuntes da rodovia Interstate 75, uma das principais da Flórida, registraram o momento em que um desses tornados a saída de Tampa. O furacão Milton deve tocar a costa da Flórida, nos Estados Unidos, na madrugada de quinta-feira (10).
O Milton, de acordo com o último boletim climático, desceu de categoria, saindo de 5 (a máxima da escala), para 4. Ainda assim, o NHC disse que ele seguirá "extremamente perigoso" quando tocar o solo em Tampa. As autoridades americanas recomendaram que mais de 1 milhão de pessoas deixassem suas casas e procurassem abrigo imediatamente.
Em discurso público, o presidente Joe Biden pediu que os cidadãos se protegessem e alertou que "Milton" deve ser o pior furacão a atingir a Flórida em mais de 100 anos.