SAC do Shopping da Bahia ganhará Central de Atendimento à Pessoa com Deficiência
Por Redação
O Governo do Estado inaugura, nesta sexta-feira (27), a primeira Central de Atendimento à Pessoa com Deficiência no SAC do Shopping da Bahia. Esse espaço terá serviços dedicados a esse público e seus familiares conforme critérios universais de acessibilidade e inclusão.
A inauguração faz parte da programação da agenda do “Setembro Verde”, mês de combate ao preconceito e de garantia de oportunidades para pessoas com deficiência. O atendimento conta com intermediação de intérpretes de Libras. Esta alternativa, garante que pessoas com deficiência auditiva encontrem apoio para se comunicar em todos os serviços ofertados.
A Central de Atendimento resulta de uma articulação entre as secretarias estaduais de Administração (Saeb) e de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), com investimento de R$123,3 mil.
Além da SJDH, através da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef); a Central reúne serviços das secretarias estaduais do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), pelo Serviço de Intermediação para o Trabalho (SineBahia) e da Superintendência dos Desportos (Sudesb); da Fazenda (Sefaz); do Detran; e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A proposta é facilitar o acesso a direitos e promover autonomia cidadã a pessoas com deficiência e seus familiares.
Informações sobre programas esportivos, eventos voltados ao público PcD e realização de pré-inscrições em programas como ‘Núcleo de Esportes de Lutas’ são alguns dos serviços ofertados pela Sudesb. A unidade dispõe também de atendimento da Setre, na área de intermediação para o trabalho e solicitação de seguro-desemprego. Pelo INSS, pode ser solicitado o Benefício de Prestação Continuada pelo Detran, informações sobre Banca Especial e Junta Médica; além dos serviços da Sefaz, que orienta sobre isenção de impostos.
A emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), e do Passe Livre são serviços que também estão sendo oferecidos pela Central de Atendimento.
O passe livre assegura gratuidade no sistema de transporte coletivo intermunicipal, em diferentes modais, a pessoas com deficiência comprovadamente carentes, já foi concedido a mais de 113,5 mil pessoas desde que foi implementado em 2015. Já a CIPTEA foi entregue a mais de 2.8 mil beneficiárias/os este ano.
Em abril deste ano, o governador Jerônimo Rodrigues anunciou um pacote de ações voltadas à ampliação e qualificação do atendimento ao segmento, nas áreas de saúde, educação, acesso a direitos de mobilidade e transporte e expansão da assistência social. O investimento total foi de R$153 milhões.