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Secretaria de Educação seleciona 1.624 profissionais voltados à Educação Especial

Por Redação

Secretaria de Educação seleciona 1.624 profissionais voltados à Educação Especial
Foto: Divulgação

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) publicou, no Diário Oficial desta sexta-feira (6), um edital para a abertura das inscrições visando a contratação, em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), de 1.624 profissionais para diversas funções. 

 

As vagas disponíveis são para cuidador educacional (509 vagas), intérprete de libras (173 vagas), instrutor de libras (78 vagas), brailista (101 vagas) e técnico de atendimento educacional especializado - AEE (763 vagas). 

 

Esses profissionais irão atuar com estudantes da rede estadual de ensino que precisam de atendimento especial. O contrato tem duração inicial de 36 meses, com possibilidade de prorrogação por mais 36 meses, e a carga horária é de 30 horas semanais para cuidadores e 20 horas para as demais funções.

 

As inscrições, no valor de R$ 70, podem ser feitas exclusivamente pela internet entre os dias 12 de setembro e 2 de outubro no site da Fenaz do Pará. O processo seletivo simplificado será realizado em duas etapas: prova prática e prova objetiva, com as provas agendadas para o dia 17 de novembro deste ano. A homologação do processo está prevista para 17 de janeiro de 2025.

 

Rosário Muricy, superintendente de Recursos Humanos da Educação, destaca que a contratação de novos profissionais é um reflexo dos investimentos do Governo do Estado na inclusão social de Pessoas com Deficiência (PcD) e no cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Essa legislação visa assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais para pessoas com deficiência, com foco em sua inclusão social e cidadania.

 

“A iniciativa do Governo do Estado tem como objetivo garantir a presença de profissionais qualificados para atender às necessidades educacionais especiais dos alunos, além de fornecer recursos e equipamentos que promovam um ambiente escolar inclusivo, assegurando o desenvolvimento educacional, psicossocial, cultural e linguístico dos estudantes”, explica a superintendente.