"Eu não preciso ser candidato a nada em 2024", disse Léo Prates a ACM Neto após a derrota nas eleições de 2022
Por Ana Clara Pires
O deputado federal Léo Prates (PDT) revelou uma conversa que teve com ACM Neto após o mesmo perder as eleições para governador da Bahia em 2022. Segundo ele, no dia das eleições os dois estavam juntos na casa do candidato e um mês depois eles se encontraram novamente e Prates reforçou o apoio a Neto.
"Eu falei para ele: 'Olha, você tem 45 anos de idade, nós temos tempo. Vamos continuar estudando e ouvindo o povo da Bahia. Você um dia vai ser governador da Bahia e, vai contar comigo quando for governador'. O meu primeiro gesto foi dizer que 'em 2024 eu não preciso ser candidato a nada'", alegou Prates.
Em entrevista ao Bahia Notícias no Ar, na rádio Antena 1, 100.1, ele também contou que a ideia se candidatar a deputado federal surgiu em 2020 quando, durante a pandemia do Covid-19, ele decidiu não se candidatar a vice-prefeito, na chapa com Bruno Reis (União Brasil), e optou por permanecer na Secretaria de Saúde.
"Eu entendi que não havia lugar onde eu poderia servir melhor as pessoas do que a secretaria de saúde. Eu lembro que o pico da pandemia foi dia 29 de maio de 2020 e eu tinha que me descompatibilizar em 2 de junho de 2020, não dava para fazer isso com as pessoas de Salvador. Eu acho que os projetos pessoais não podem estar acima da vida das pessoas", contou.
Quando foi comunicar a decisão a ACM Neto, o parlamentar ouviu do colega que estava fazendo um "grande gesto" e que deveria sim se candidatar a deputado federal. A decisão também foi apoiada por Bruno Reis. "Eles foram fundamentais para essa expressiva votação que eu tive na cidade de Salvador".
"Para vocês entenderem depois da eleição de 2022, eu me tornei o deputado federal mais votado de Salvador. Uma das pessoas que eu tenho como referência é o Antônio Imbassaí. Em sua melhor votação para Deputado Federal, ele fez 82.000 votos, eu fiz 88 mil votos em Salvador. Agradeço a ACM Neto que tenho como Conselheiro. Somos amigos desde os 11 anos de idade", completou.