Debate Band: Candidatos focam em críticas ao transporte público durante primeiro bloco
Por Leonardo Almeida
O primeiro encontro em debate entre os pré-candidatos à prefeitura de Salvador começou às 22h30 nesta quinta-feira (8), na TV Band, sob mediação da jornalista Carolina Rosa. A primeira etapa do debate entre os postulantes ao Palácio Thomé de Souza foi marcada pelos temas de transporte público e emprego.
Vale lembrar que uma das mudanças neste ano é a possibilidade de os candidatos poderem se movimentar no estúdio. O formato já havia sido adotado durante o debate entre os presidenciáveis nas eleições de 2022.
No confronto direto, Kleber Rosa (Psol) iniciou a dinâmica questionando o candidato à reeleição, Bruno Reis (União) em relação à implementação da “Tarifa Zero” para o transporte público de Salvador. Além disso, o psolista citou a precarização da frota de ônibus na capital baiana.
Em resposta, o prefeito da capital baiana afirmou que o atual sistema de transporte público de Salvador é deficitário, e também acrescentou dizendo que pretende implementar 100% da frota de ônibus com ar-condicionado. Por fim, Bruno Reis culpou o metrô da capital baiana e a gestão estadual pela extinção de várias frotas de ônibus.
“Hoje o valor pago pela tarifa não remunera mais o sistema, porque caiu o número de passageiros transportados e os insumos da pandemia aumentaram significativamente. O metrô de Salvador fica com 61% da receita e o combustível, infelizmente, temos o óleo diesel mais caro do Brasil. É o único governo que não dá um centavo de isenção. Com a chegada do metrô, as linhas precisaram ser readequadas, inclusive sob pedido do governo do estado que não para de mandar ofício dizendo que as linhas de ônibus estão batendo com as linhas de metrô”, afirmou o prefeito.
Em seguida, Bruno Reis e Geraldo Jr (MDB) iniciaram o confronto direto com o atual prefeito exaltando obras de sua gestão, o que, segundo ele, fomentou o turismo e gerou empregos em Salvador. Em resposta, o vice-governador “cutucou” Bruno Reis e afirmou que o candidato à reeleição apresentou números “irreais”.
“Infelizmente eu acho que você [Bruno] não teve tempo para se preparar para o debate. Primeiro que os números dados neste debate são números que não representam a realidade. Salvador é a capital do desemprego. São 250 mil cidadãos da nossa cidade que estão desempregados. Salvador não é só festa e não é só verão, as pessoas querem oportunidade.”, afirmou Geraldo.
Por fim, o último confronto foi entre Geraldo Jr e Kleber Rosa. No início do embate, o emedebista aproveitou a oportunidade para criticar a gestão de transporte público de Salvador. Em resposta, o candidato do Psol voltou a defender a implementação da Tarifa Zero, e também cutucou o atual vice-governador do estado.
“Eu tenho defendido a Tarifa Zero, porque ela é viável, eu conheço o sistema. Você [Geraldo] participou de 10 dos 12 anos de governo deles. Você não foi só um membro de um grupo, você foi um operador da política. Esse modelo foi pensado por um grupo que você ajudou a arquitetar, garantiu que todos os projetos desse grupo fossem aprovados. Quantos projetos você, enquanto vereador, aprovou em favor do meio ambiente? Quantos projetos você aprovou em favor do nosso transporte? Faça uma autocrítica, diga onde você errou, não só por estar com ele, mas na construção da cidade excludente que eles construíram”, finalizou Kleber.