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Desde 2014, Salvador possui 90% dos radares "doppler" com detecção de velocidade "antes e depois"; entenda

Por Mauricio Leiro

Desde 2014, Salvador possui 90% dos radares "doppler" com detecção de velocidade "antes e depois"; entenda
Foto: Divulgação

Salvador já possui a tecnologia "doppler" em boa parte dos radares implementados até agora. Ao todo, são 185 radares listados pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), que, indicou ao Bahia Notícias, que essa tecnologia é usada na capital baiana desde 2014. 

 

"Cerca de 90% dos equipamentos utilizados na cidade adotam a tecnologia doppler, que permite detectar velocidades acima do limite antes ou depois de passar pelo radar. Todas as vias com equipamentos eletrônicos desse tipo são devidamente sinalizadas, conforme determinam as normas vigentes. A Transalvador destaca, ainda, que o excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes com mortes no trânsito. O respeito às regras é fundamental para preservação de vidas", indicou em nota. 

 

O formato de apuração da velocidade do doppler funciona com o acompanhamento entre 100 metros antes ou depois do radar. Com isso, o equipamento consegue disparar a multa de forma antecipada, não permitindo que os "espertinhos" que freiam próximos ao equipamento também sejam notificados. 

 

Além de detectar excesso de velocidade, os radares doppler também podem identificar outras infrações, como uso de celular ao volante, avanço de sinal vermelho, direção na contramão, conversão proibida e estacionamento sobre faixa de pedestres.

 

RADAR ANTES E DEPOIS

Os tradicionais equipamentos evoluíram. O radar convencional possui algumas diferenças, incluindo que, o mais moderno, não requer a instalação de laços físicos no asfalto. Já os tradicionais utilizam o tempo de passagem do veículo entre dois sensores instalados na pista. Além disso, os radares tipo doppler não precisam destruir o solo para ser instalado, o que acaba sendo mais uma vantagem. Por isso, esse tipo de tecnologia é  considerado não intrusivo.

 

Difundidos pelo país, os radares doppler estão presentes em 24 dos 27 estados brasileiros.

 

DEBATE SOBRE RADARES 

Recentemente um projeto de lei que tramita na Câmara de Vereadores quis proibir a instalação de radares de velocidade e semáforos em áreas de risco e de violência em Salvador. Em seu texto, a proposta impõe ainda a retirada dos equipamentos que estejam em funcionamento nestas localidades. A matéria não aponta quais seriam as áreas de risco em questão e, caso aprovada, determina que o Poder Público deve realizar estudo para definir os pontos de risco de violência na capital baiana, levando em consideração locais com altos índices de roubo e confronto armado.

 

Além dos equipamentos fixos, o projeto de lei quer proibir a instalação dos chamados "radares móveis" nas áreas de risco de violência e define que as multas geradas nos locais estabelecidos sejam "nulas de pleno direito". O projeto de lei nº 119/2023 é de autoria do vereador Átila do Congo (Patriota) e foi protocolado em maio de 2023.