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Faixa exclusiva para motocicletas podem ser implementadas na Avenida Bonocô ainda este ano

Por Mauricio Leiro / Thiago Teixeira

Faixa exclusiva para motocicletas podem ser implementadas na Avenida Bonocô ainda este ano
Foto: Reprodução / Prefeitura de São Paulo

A capital baiana deverá começar a implantar, nos próximos meses, uma faixa exclusiva para o trânsito de motocicletas em fase de teste. A informação foi dada pelo prefeito Bruno Reis (União), nesta quarta-feira (8), durante a entrega das novas viaturas da frota da Superintendência de Trânsito (Transalvador), Secretaria de Mobilidade (Semob) e Guarda Civil Municipal (GCM).

 

No final de março foi protocolado junto à Câmara Municipal de Salvador (CMS), um Projeto de Indicação (PIN), de autoria do vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), que determina a realização dos estudos e medidas necessárias para a implantação da “Faixa Azul” para motocicletas, ciclomotores, motonetas e afins nas principais vias da capital baiana.

 

No entanto, o prefeito Bruno Reis não detalhou se a implementação das chamadas "motofaixas" será com base nesse texto ou em em outro projeto a ser enviado pelo executivo municipal à Câmara, mas destacou que a primeira experiência será na Avenida Mário Leal Ferreira, mais conhecida como Bonocô. “As motofaixas já são uma realidade em São Paulo. Ainda não é algo regulamentado pelo Código de Trânsito, mas já existem vias programadas. Nós vamos agora fazer intervenções, como a via Bonocô, por exemplo”, afirmou Bruno Reis.

 

A medida, que ainda não tem data para ser posta em prática em Salvador, já acontece na capital paulista e tem demonstrado resultados positivos. De acordo com o relatório do primeiro semestre da implementação, nenhuma morte envolvendo motos foi registrada e houve uma redução dos sinistros de trânsito e da lentidão de pelo menos 55,2% no trecho em que foi implantada.

 

Junto com a implantação da motofaixa, a prefeitura também promete entregar uma requalificação completa da avenida, com obras no canteiro central - onde ficam as pilastras do metrô de Salvador - e com recapeamento das pistas. A Bonocô deve ser um teste para que, depois, as faixas exclusivas sejam instaladas também em outras vias.

 

“Nós vamos requalificar todo o canteiro central da Bonocô, vamos fazer todo o recapeamento das duas faixas da Bonocô e, lá, nós vamos trazer as motofaixas, para começar os testes na nossa cidade e, daí, seguir ampliando para outras vias”, complementou Bruno Reis.