"Carnaval tem que ser consequência do trabalho que a gente fez o ano inteiro", diz Pedro Tourinho sobre folia em Salvador
Por Eduarda Pinto / Gabriel Lopes
Para o secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, o período do Carnaval deve ser encarado como uma consequência das ações realizadas pela gestão do prefeito Bruno Reis (União) ao longo de todo o ano. Presente na saída do Olodum, na casa do Olodum, no Centro Histórico, nesta sexta-feira (9) o titular da Secult destacou o trabalho de valorização do circuito do Campo Grande (Osmar).
"Eu sempre disse que o Carnaval tem que ser a consequência do ano, a gente tem que estar presente o ano inteiro, e esse Carnaval está sendo exatamente uma consequência do trabalho que a gente fez o ano inteiro, de foco na Capital Afro, desenvolvimento do Centro Histórico. Ano passado eu disse que em 2024 o circuito do Campo Grande seria o mais desejado do carnaval, e está acontecendo isso, vocês viram ontem como foi aquela abertura, como está sendo hoje, todos os dias com atrações maravilhosas, palcos exclusivos", disse em entrevista ao Bahia Notícias.
"A gente trabalha o distrito cultural do centro histórico desde março, capital afro desde o início do ano reforçando, esse carnaval já estamos entregando o resultado de um ano, não é uma coisa pontual, o carnaval é resultado, então a gente está muito feliz que a gente começou o carnaval como imaginou que ia começar, transformando, mudando o eixo de lugar e trazendo um carnaval com dois circuitos fortes, complementares e diferentes ao mesmo tempo", acrescentou.
Tourinho também comentou sobre os episódios de trios elétricos que apresentaram defeitos no início do Carnaval na capital baiana.
"É o que eu digo sempre gente, se tem uma certeza sobre o trio elétrico é que uma hora vai quebrar. Trio elétrico dá problema, são mais de 50 trios elétricos andando ao mesmo tempo. O que a gente tem que fazer é saber responder rápido quando algum quebra, com o reboque, tirar, trocar, consertar, ter uma agilidade de formato para resolver isso. Hoje temos uma reunião, estamos lidando cada vez melhor com esses imprevistos com o trio elétrico".
Além disso, o secretário enalteceu o trabalho da Defesa Civil de Salvador em meio as chuvas que atingiram a capital desde a madrugada.
"Em relação à Defesa Civil, a gente tem uma das melhores do Brasil, a gente acompanha hora a hora o que está acontecendo. E em um momento em que a gente está com superaquecimento global, temperaturas altíssimas, teve chuva para esfriar os ânimos, deixar a temperatura mais agradável. Então não tem o que reclamar da chuva, e o que tiver de questão que possa vir a ocorrer imprevisto é tratar", finalizou.