Reforçado no interior, Avante deve ter chapa de vereadores "limpa" e irá apostar em novos nome para Salvador
Por Mauricio Leiro
Os cálculos para as eleições municipais, incluindo para o legislativo soteropolitano, seguem ocorrendo também no Avante. O partido que tem recebido a filiação de políticos, não deve ter atuais donos de mandato na legenda para a Câmara Municipal de Salvador do próximo ano.
Lideranças da legenda sinalizaram ao Bahia Notícias que o partido não deve ter "nenhum vereador de mandato" na capital baiana, em 2024, disputando a reeleição pelo Avante. O partido possui apenas uma representante na Câmara, a vereadora Débora Santana, que integra a base aliada do prefeito Bruno Reis (União). O indicativo é que a edil deve deixar o partido para a eleição do ano que vem.
Com o partido iniciando o pleito "limpo", a estratégia seria tentar atrair novos nomes para a disputa. "Sem vereadores com voto, não assustamos quem pode chegar", indicou um dos interlocutores. A legenda já estaria dialogando com alguns suplentes da capital baiana e lideranças comunitárias que teriam indicado o interesse de lançar o nome.
Reforçado com a chegada de prefeitos pelo interior, o Avante também vai ser "turbinado" no legislativo estadual. A vinda de Ronaldo Carletto para a presidência do Avante na Bahia tem movimentado os deputados estaduais. Outros parlamentares chegaram e devem continuar chegando na legenda que conta com Patrick Lopes, como o então único representante.
Além disso, a ampliação do partido na Bahia com a chegada de Ronaldo Carletto na presidência (reveja mais) pode fazer o partido ser o novo integrante do "tripé governista". De acordo com informações obtidas pelo BN com integrantes da legenda, Carletto tem o desejo de disputar o Senado.
PRÉ-CANDIDATO À PREFEITURA
De desejo a quase realidade. Esse é o cenário para o deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante), que se firmou como pré-candidato para a prefeitura de Salvador, em 2024. Em entrevista ao Bahia Notícias, o parlamentar comentou que o desejo veio após o ministro da Casa Civil e ex -governador da Bahia, Rui Costa (PT), despertar a possibilidade de candidatura no pastor.
O lançamento ocorreu em reunião da executiva do partido. Nas redes sociais, Isidório comemorou a escolha da legenda. “Agradeço a Deus, a executiva estadual e municipal do Avante 70 pelo lançamento da nossa pré-candidatura a prefeito de minha querida cidade Salvador, continuo soldado do povo, glória a Deus!”, escreveu.