Proteção solar em movimento: películas automotivas são destaque na prevenção de danos à pele
Por Luis Vasconcelos
Não é novidade que se expor à luz do sol sem proteção adequada pode causar danos à pele. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2020 foram registrados 8.450 casos no Brasil, sendo 4.200 homens e 4.250 mulheres. Porém, muitos motoristas que dirigem por longos períodos de tempo, principalmente em horários de maior intensidade solar, não percebem que estão mais propícios a desenvolver essa e outras doenças. Dentre as formas mais comuns de se proteger, está o uso de protetor solar, mas, aliado a ele, hoje já são desenvolvidas películas para os vidros dos carros com proteção contra raios ultravioletas (UV) e infravermelhos (IF).
“Atualmente colocar película no carro deixou de ser apenas estética para escurecer os vidros. Hoje, essa técnica passa a ser questão de saúde. Dependendo da película aplicada, ela pode garantir bloqueio solar, mesmo transparente, o que diminui os danos causados pelos raios UV ao motorista e aos passageiros”, garantiu o Marciano Gallo, proprietário da Maximus Auto Service.
Foto: Reprodução/Divulgação Maximus Auto Service
A Maximus Auto Service é uma oficina que tem como enfoque a aplicação de películas automotivas e residenciais. Além disso, outros serviços oferecidos pela oficina são alarmes, travas, sistema de som, vidros elétricos e autopeças, como lanternas, faróis e retrovisores. Em entrevista ao BN Autos, Marciano ressalta que seus diferenciais na empresa estão no atendimento padronizado e preparado para atender todo tipo de público, com serviço de qualidade e profissionais treinados e qualificados com experiência no mercado.
Foto: Reprodução/Divulgação Maximus Auto Service
Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) e o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), existe um percentual de transferência de luz visível para cada vidro do carro:
-
Para-brisa: é permitido colocar película com escurecimento de até 30%. Ou seja, o grau de transparência deve ser de 70%. Caso esteja além do autorizado, o motorista poderá ser parado, multado e obrigado a remover o insulfilm.
-
Vidros laterais que são utilizados para dirigibilidade: é permitido colocar película com escurecimento de até 30%.
-
Vidros laterais que não são utilizados na condução do veículo: a transparência permitida é de 28%;
-
Vidro traseiro: podem permitir transparência de 28%;
-
Teto do veículo: não existe um limite para o vidro no teto solar do carro.
“O mercado hoje oferece películas de alta performance que têm uma redução de 92% de raios infravermelhos. Com isso, o motorista ganha proteção interna do veículo, mantendo a saúde dos passageiros, mas também a proteção de acessórios como bancos de couro, forros e painéis de multimídia”, ressaltou Marciano, que afirma também que esse tipo de película garante o conforto, a qualidade e a segurança.
Foto: Reprodução/Divulgação Maximus Auto Service
Segundo o dermatologista Gleison Duarte, existem algumas estratégias para minimizar os danos em áreas fotoexpostas. É comum em pessoas que estão dirigindo, por exemplo, o dano na região das orelhas, face, pescoço e dos antebraços, principalmente do lado esquerdo. No caso de caminhoneiros, que dirigem por muitos anos, é observado um dano solar desproporcional entre o lado esquerdo e direito. “Por conta dessa exposição cumulativa, a gente tem as estratégias de uso que podem ajudar, como o uso de camisa de manga comprida - não necessariamente solar, mas já sendo uma camisa de manga longa já oferece alguma proteção”, alertou o médico. Fora isso, o uso de óculos escuros e chapéus de abas largas ajudam a proteger o rosto e o corpo.
“Além disso, tem o caso das películas de vidro aplicadas nas janelas dos carros e no para-brisa. Essas películas têm a função de diminuir a radiação e a penetração dos raios infravermelhos, que é a responsável pelo calor. As radiações UVA e UVB são as responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e pelo câncer de pele. Quando a gente bloqueia 99% dessa radiação pela película certificada, protegem bastante”, informou o Gleison. “Mesmo que a gente saiba que o carro tenha película, tem que lembrar que no restante do dia o indivíduo vai estar exposto caminhando, se desloca indo para os ambientes de trabalho ou de estudo, e essas regiões precisam estar ali com o filtro solar”, completou.
A Maximus Auto Service é uma empresa que surgiu de um projeto de faculdade. Com 10 anos de mercado, os próximos planos da empresa são abrir outra loja e aumentar a quantidade de serviços ofertados, como a vitrificação automotiva e a aplicação de PPF. “O lema da Maximus é qualidade e excelência, é o que buscamos para todos os nossos clientes”, finaliza Marciano. Para obter mais informações, clique aqui.
Foto: Reprodução/Divulgação Maximus Auto Service
Esse conteúdo é um oferecimento do BN Autos. Para quem está querendo anunciar seu veículo ou a procura de um, o BN Autos é a melhor opção para quem busca facilidade e segurança na hora de comprar e vender veículos novos e seminovos. No nosso site www.bnautos.com.br você também pode anunciar o seu veículo de forma fácil.