São João na Bahia: SSP atuou em 244 municípios e contou com auxílio de mais de 700 câmeras de monitoramento
Por Anderson Ramos / Gabriel Lopes
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) não registrou homicídios nos eventos de São João realizados em 244 cidades do estado. A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira (27), durante apresentação do balanço final da Operação São João 2023, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A pasta informou ainda que cerca de 23 mil policiais e bombeiros foram empregados e destacou o uso da tecnologia de Reconhecimento Facial, que auxiliou na captura de 13 foragidos da Justiça.
De acordo com a SSP, mais de 700 câmeras de monitoramento - sendo 153 do sistema de reconhecimento facial - e os criminosos com ordens judiciais foram capturados. Foram cinco prisões na capital baiana, três em Jequié, duas em Jaguaquara, duas em Camaçari e uma em Irecê. Os criminosos respondem por tráfico de drogas, roubo, estupro, homicídio e dívida por pensão alimentícia.
OUTROS NÚMEROS
O boletim da SSP também aponta que foram registradas 28 prisões em flagrante, nove apreensões de armas de fogo e brancas, três tentativas de homicídios e 36 lesões corporais dolosas entre os dias 21 a 26 de junho. No mesmo período foram registrados 12 roubos, 14 vias de fato, 30 desacatos e 362 furtos.
Marcaram presença no Centro de Operações e Inteligência (COI) para apresentação do balanço o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, o subsecretário da SSP, Marcel de Oliveira, o comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho, a delegada-geral da PC, Heloísa Brito, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini, e a diretora-geral do DPT, perita criminal Ana Cecília.