“A favela é potência”, diz Fabíola Mansur sobre Laboratório de Inovação Social da Caixa em Salvador
Por Leonardo Almeida / Leonardo Costa
A deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) celebrou a chegada em Salvador do Mulheres da Favela, que é um Laboratório de Inovação Social. No evento de lançamento, realizado no Subúrbio 360, a parlamentar pontuou que o espaço chega para promover formação prática para as moradoras das comunidades.
“Combater o racismo é também gerar oportunidades. O racismo institucional é aquele que impede oportunidades como estas. A favela é potência. Quando se faz investimentos como esse da Caixa, você pode estimular a formação de mulheres. Gerando oportunidades, você gera autonomia. Gerando autonomia, você também faz enfrentamento a violência doméstica, ao machismo, ao racismo e à LGBTQIA+Fobia”, afirmou.
Fabíola ainda falou sobre a importância da união entre o legislativo, o executivo e a comunidade. “Quando se juntam com os movimentos sociais geram coisas boas, que mudam a vida das pessoas. Que bom que Salvador foi escolhida junto com o Rio. Salvador tem potência, tem gente criativa, com talento, que precisa de um empurrão para que possam ser geradas ações empreendedoras e sustentáveis”, acrescentou.
Na fase inicial, a Caixa Econômica Federal está investindo R$ 16,6 milhões do Fundo Socioambiental. Este é o segundo laboratório lançado pela instituição financeira. O primeiro foi implantado no Complexo da Penha, no Rio de Janeiro, em março deste ano. O terceiro será em Heliópolis, São Paulo.