VÍDEO: Ônibus repleto de baratas assusta moradores de Nova Brasília de Valéria
Por Matheus Lens
Quem precisou utilizar a linha que opera com destino Tubarão - Estação Pirajá na noite desta segunda-feira (27) tomou um susto com a quantidade de baratas que andavam por todo veículo. E, de acordo com moradores do bairro de Nova Brasília de Valéria, em Salvador, a situação dos ônibus que operam na região tem preocupado cada dia mais. Em denúncia ao Bahia Notícias, passageiros relataram que os ônibus que atendem a região estão infestados de baratas, cadeiras e corrimãos quebrados, portas com defeitos e chaparias soltas, representando risco aos usuários.
“Os ônibus estão caindo aos pedaços, parece um lixão. A gente paga caro e não tem nada de conforto, enquanto nos bairros de rico só tem ônibus novo com ar-condicionado. Aqui no bairro não tem um ônibus novo, jogaram todos os velhos pra cá”, afirma uma passageira.
Em fevereiro deste ano, 39 novos veículos climatizados foram entregues na cidade, completando a frota de 430 ônibus em funcionamento com ar-condicionado. Entregues pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), a compra faz parte da renovação anual da frota da capital baiana. De acordo com o órgão, em 2021 foram colocados em funcionamento 169 ônibus com ar. Já em 2022 foram comprados mais 169 e entraram em funcionamento 44 novos ônibus para o BRT, inclusive os elétricos.
“Agora que está chegando o tempo de chuva é um sofrimento. Janelas fechadas, os passageiros dividindo espaço com as baratas e o lixo, sem contar que molha mais dentro do que fora. A gente pega transporte pra nada, uma vassoura não deve passar”, afirma outra passageira.
O Bahia Notícias entrou em contato com a prefeitura através da Semob, que informou que "os veículos foram identificados e retornaram à garagem para fazer uma higienização, e só devem retornar à operação após vistoria da equipe de fiscalização da Semob".
A Associação de Empresas de Transporte de Salvador também possui um Sistema de Atendimento ao Usuário (SAU), em que os passageiros podem registrar reclamações e sugestões. Basta acessar o site www.ouvidoria.integrasalvador.com.br, anotar a numeração do ônibus e registrar sua manifestação.