Felipe Freitas revela que governo já recebeu denúncias de trabalho infantil: "Fizemos muitas ações, mas precisamos fazer mais"
Por Leonardo Almeida / Rebeca Menezes
O secretário de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Felipe Freitas, revelou ao Bahia Notícias nesta quinta-feira (16) que, no primeiro dia de folia, a pasta já recebeu denúncias de trabalho infantil nos circuitos. Ainda não há dados concretos, mas o secretário informou que um balanço parcial deve ser feito já nesta sexta (17).
"Infelizmente tem chegado registros de trabalho infantil no Carnaval. A Setre tem um trabalho importante de apoio financeiro e também de atenção às crianças que são filhas dos trabalhadores, tem uma creche instalada. Mas infelizmente ainda é pouco. Tanto o governo do Estado quanto a prefeitura precisarão, nas grandes festas populares, aumentar as iniciativas de proteção a crianças e adolescentes. Nós tivemos muitas esse ano, mas precisamos fazer mais".
Por outro lado, Freitas disse que até o momento há um "balanço positivo" em relação a outros problemas comumente registrados na festa de Momo. "A gente teve poucas ocorrências registradas, até aqui, de violação de direitos humanos no circuito. As nossas equipes a partir de hoje vão estar na rua. Nós iniciamos um plantão integrado, que vai ficar aqui no Procon, e nós temos equipes em todos os circuitos da folia, distribuindo material sobre a defesa dos direitos humanos, mas também apoiando a polícia e a prefeitura nos casos que demandem atenção de outros serviços", garantiu.
"Acho que tem uma mudança de cultura nesse carnaval, com muitas campanhas, muitos debates, os artistas falando da defesa dos direitos. Eu acho que essa é uma mudança. Eu acho que tem uma visibilidade maior das pessoas LGBTQIA+ nos circuitos, isso também é muito importante", concluiu.