Salvador aguarda relatório para discutir reajuste tarifário no transporte e deve ganhar 210 novos ônibus até março
Por Gabriel Lopes
Mesmo com a proximidade para a virada do ano, um novo reajuste da tarifa do transporte público em Salvador ainda não está no horizonte da prefeitura da capital. A informação foi confirmada ao Bahia Notícias pelo prefeito Bruno Reis (União), na manhã desta segunda-feira (19), durante assinatura de convênio para restauração do prédio do Cine Excélsior, situado na Praça da Sé. Atualmente, a passagem dos ônibus em Salvador custa R$ 4,90.
De acordo com Bruno Reis, a gestão municipal ainda aguarda o resultado de um relatório para iniciar as discussões e deliberar como esse reajuste será feito. "Ainda não. A gente está aguardando esse final de ano, conforme prevê o contrato o ano tem que se discutir a revisão tarifária. Então já vem Fipecafi, a consultoria contratada para o estudo dessa revisão tarifária, está concluindo seu relatório para que a gente comece as discussões em torno de como será esse reajuste", disse ao BN.
Ainda no setor do transporte público e mobilidade, o prefeito falou sobre os números recentes do BRT (ônibus de trânsito rápido), durante o primeiro mês de operação integrado com os outros modais de transporte coletivo da capital baiana. Bruno Reis disse que o sistema só deve "funcionar plenamente" quando o último trecho - que vai até a Estação da Lapa - for entregue.
"O BRT só irá funcionar plenamente quando a gente inaugurar o último trecho que falta, inclusive vamos na primeira semana de janeiro fazer a entrega dos viadutos da Vasco da Gama com a Garibaldi, que estão praticamente prontos. Mas tem um trecho que vai até a Estação da Lapa, com esse trecho pronto a gente pode retirar as linhas de ônibus que hoje de certa forma estão transitando no mesmo trajeto do BRT, aí a gente vai ter os números reais e o seu funcionamento pleno", disse.
"Nessa operação parcial, os números são satisfatórios: transportamos em um mês mais de 315 mil passageiros, mas temos condições de transportar muito mais, então a adesão das pessoas tem sido positiva, o feedback também, a gente realiza pesquisas para saber a avaliação do usuário, e o BRT está sendo avaliado de forma positiva", acrescentou.
O gestor também informou que novos ônibus devem chegar para a operação na capital baiana: novos 170 veículos convencionais e mais 40 ônibus do BRT, que serão entregues até o final deste ano segundo o prefeito.
"Agora efetivamente a gente ter um volume maior de pessoas é quando o segundo trecho estiver pronto, que vai do Cidade Jardim até a Estação da Lapa, e quando a gente fizer a secção das linhas que hoje concorrem no mesmo traçado do BRT, aí vamos ter ele em pleno funcionamento. Estão chegando mais ônibus, até o final do ano chegam mais ônibus do BRT. E também chegar mais ônibus novos, já era pra ter chegado 170 novos ônibus com ar-condicionado só que as indústrias por falta de insumos por causa da guerra vão entregar até março, então até março chegará 170 novos ônibus convencionais e mais 40 novos ônibus do BRT", finalizou.