'É tomar providências legais para impedir qualquer atitude golpista', diz Alice Portugal
Por Nuno Krause / Leandro Aragão
A deputada federal Alice Portugal (PT) não acredita numa tentativa de golpe após o resultado do segundo turno das eleições que acontece neste domingo (30). Nos últimos meses, o presidente Jair Bolsonaro (PL) vinha falando em contestar o resultado do pleito executivo, colocando em dúvida a segurança das urnas eletrônicas.
"É a gente tomar as providências legais para impedir qualquer tipo de tentativa de golpe. O próprio Bolsonaro disse que aceitará. Os presidentes da Câmara e do Senador já disseram que aceitarão e de maneira nenhuma concordarão com qualquer atitude golpista. Nós vamos fazer uma vigília dos parlamentares da democracia para impedir qualquer tentativa de descumprimento da lei. Quem leva na urna, tem que assumir", disse em entrevista ao Bahia Notícias.
Alice Portugal esteve no Colégio Estadual Luiz Viana, no bairro de Brotas, em Salvador, para votar neste segundo turno. Ela também convocou a população baiana a comparecer às urnas sem medo e escolher seus candidatos a governador e presidente. Na Bahia, a disputa está entre o candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, e ACM Neto (União Brasil). Já para o cargo de chefe do executivo nacional, Bolsonaro tenta a reeleição diante de Lula (PT).
"Quero pedir à população através dos meios de comunicação que não tenha medo. Vá de maneira altiva para a urna, vote. Não deixe de votar. Na minha compreensão, minha indicação é o voto no 13. Compreendo que não é apenas a disputa de candidatos, é a disputa entre dois sistemas, entre a civilização e a barbárie. Entre a perspectiva de desenvolvimento e a estagnação controlada pela ultra-direita que tem levado vários países do mundo a um processo de violência, de fechamento, de insistamento da sua condição de nação. Então, é ir sem medo", tranquilizou a deputada.
A votação do segundo turno das eleições vai até às 17h no horário de Brasília.