Gilmar Mendes sai em defesa da ministra Cármen Lúcia
Por Redação
O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, criticou nesta quarta-feira (26) a omissão de autoridades em proteger a democracia e saiu em defesa da ministra Cármen Lúcia, que foi atacada pelo ex-deputado Roberto Jefferson.
"Agentes e instituições que possuem o dever de agir, de proteger o Estado Democrático de Direito. Agentes e instituições para os quais a República lhes concedera papel altivo -faltam-lhes, entretanto, o brio necessário. Cobiçam papéis que não lhes foram dados", afirmou o decano.
"Assim instaura-se um ambiente de rapinagem institucional, no contexto do qual muitos avistam a percepção de dividendos. A muitos interessa um Supremo Tribunal Federal fraco", completou.
Gilmar fez o discurso após a presidente do Supremo, ministra Rosa Weber, abrir a sessão desta quarta relendo uma nota divulgada no sábado (22) em que repudiava a "agressão sórdida e vil, expressão da mais repulsiva misoginia, de que foi vítima a ministra Cármen Lúcia".
