Prevista para agosto, entrega do 'Mergulhão' atrasa e Sucop culpa chuvas em Salvador
Por Gabriel Lopes
Prometida para ser entregue no final do mês de agosto, no dia 30, a obra do "Mergulhão", nova ligação entre as Avenidas Tancredo Neves e Magalhães Neto, ainda não foi inaugurada pela prefeitura de Salvador. A data foi marcada pelo prefeito Bruno Reis (União), em julho deste ano (relembre aqui). A intervenção faz parte do projeto da "Nova Tancredo Neves".
Procurada pelo Bahia Notícias para uma atualização do prazo, a Superintendência de Obras Públicas (Sucop) - unidade gestora da intervenção - ressalta que os serviços em questão continuam em fase de conclusão nas áreas internas do chamado "Mergulhão". De acordo com o órgão, 92% das obras já estão concluídas.
Ainda conforme a pasta, a dilatação do prazo de entrega ocorreu em decorrência das chuvas que atingiram a capital baiana nos últimos meses e "interferiram no cronograma das vias de superfície, que só podem ser executadas com tempo bom". A Sucop aponta que nos últimos três meses (90 dias), foram registradas precipitações em 67 dias. A Sucop não informou uma nova previsão para a entrega das obras, reforçando que a conclusão depende diretamente do clima na capital baiana.
A atualização passada ao BN é semelhante ao que a Seinfra já havia informado desde o ano passado. Além das chuvas, a secretaria atribuiu o atraso no calendário à pandemia do novo coronavírus, a medidas de restrição e de circulação e também em função da variante Ômicron - à época -, que afastou funcionários que trabalham nas obras.
Inicialmente previsto para ser concluído em abril de 2021, o cronograma foi atualizado em setembro do ano passado e a expectativa para o encerramento das intervenções passou para fevereiro de 2022 (relembre aqui), mas o calendário foi novamente esticado e a previsão de conclusão passou para maio deste ano e depois para agosto. A informação foi confirmada ao Bahia Notícias pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) do município à época (leia mais aqui).
A INTERVENÇÃO
O mergulhão faz parte do complexo de obras na Avenida Tancredo Neves, que soma um investimento em torno de R$ 42 milhões. O pontilhão vai receber fluxo de veículos da Avenida Tancredo Neves para a Magalhães Neto, e de quem está na Magalhães Neto e quer ir em direção à Paralela, região do Salvador Shopping e Stiep, por exemplo. Na região, a prefeitura já entregou a ponte sobre o Rio Camarajipe (relembre aqui), que também faz parte das intervenções principais.
A obra complementar ao sistema BRT (Bus Rapid Transit), executada pela prefeitura de Salvador, inclui a requalificação da via com o objetivo de melhorar o tráfego na região no sentido orla e na direção ao miolo da cidade. Além do mergulhão e da ponte sobre o Rio Camarajipe, outras duas intervenções estão previstas: a instalação de um viaduto direcional ligando a Avenida ACM ao Detran e a construção de mais um viaduto, saindo do Detran, sentido Rótula do Abacaxi, com retorno no Corpo de Bombeiros.