Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
Notícia
/
Geral

Notícia

Fundação da ponte Salvador-Itaparica deve ser iniciada somente no 1º semestre de 2023

Por Anderson Ramos / Gabriel Lopes

Fundação da ponte Salvador-Itaparica deve ser iniciada somente no 1º semestre de 2023
Foto: Anderson Ramos / Bahia Notícias

Prevista para ser iniciada no mês de julho, a dragagem para acesso ao Porto de Salvador - intervenção que faz parte do processo de construção da Ponte Salvador-Itaparica - deve ser finalizada até o final de 2022. O andamento da obra foi atualizado pelo secretário de Infraestrutura (Seinfra) da Bahia, Marcus Cavalcanti, em conversa com o Bahia Notícias nesta segunda-feira (5).

 

De acordo com o titular da Seinfra, o projeto deve ser concluído em outubro, e na sequência a autorização para o início da dragagem seja feita. "Estamos agora para fazer a dragagem da mudança do canal de Salvador e eles estão concluindo o projeto agora no mês de outubro para que a gente possa fazer a autorização para que comece a dragagem do canal e consequentemente é uma exigência da Marinha [a realização da dragagem] para iniciar a parte das obras. E creio que logo depois a gente começa com a sondagem também. Essa parte da dragagem estamos trabalhando para esse ano e parte da sondagem", disse o secretário.

 

Cavalcanti, no entanto, não mostrou otimismo para o começo da fundação - etapa seguinte à dragagem no processo de construção da ponte. "Não creio que esse ano a gente consiga começar a fundação em si porque tem que começar no trecho todo, não adianta começar com um pedaço, porque o ponto crítico é justamente no vão central. Só no primeiro semestre do próximo ano a gente tem a parte das fundações sendo feitas", sinalizou.

 

Em março deste ano, o Bahia Notícias publicou a informação que uma dragagem foi solicitada pela Capitania dos Portos, para mudar o canal de acesso ao Porto de Salvador. Para essa etapa, o gasto previsto é de R$ 100 milhões (relembre aqui). "O consórcio está concluído o projeto executivo para que comece no mês de julho a dragagem solicitada pela capitania, com um gasto de aproximadamente R$ 100 milhões. Vamos mudar o canal de acesso ao Porto de Salvador, foi uma solicitação feita pela Marinha, pela Capitania. Após isso, a gente pode fazer o início das fundações", disse Cavalcanti à época.

 

O secretário de Infraestrutura também foi questionado pelo BN nesta segunda-feira (5) sobre a atualização no valor da obra, e ele ressaltou a modalidade efetivada para tirar o projeto da ponte do papel.

 

"A gente não está fazendo uma obra pública, está fazendo uma PPP [Parceria Público-Privada] com o serviço. Inclusive a ANTT está com consulta pública sobre como mitigar o risco excessivo do aumento dos insumos. Então estamos com um trabalho aqui dessa área, e no futuro quando por exemplo, uma peça de aço for colocada daqui a três anos, se ela vai estar muito mais cara do que o previsto na concessão. Mas o preço dos insumos já caiu, então espero que não apareça depois da Covid e Guerra da Ucrânia um outro fator que dê um desequilíbrio mundial no preço desses insumos", finalizou.

 

PEDRA NO CAMINHO?

Em entrevista recente ao Bahia Notícias, o vice-governador e ex-aliado do governo Rui Costa (PT), João Leão (PP), acusou a gestão estadual de atrasar deliberadamente o andamento da construção da ponte. "A ponte está parada porque o governo estadual não quer tocar", afirmou o vice-governador, sem especular os motivos pelos quais a gestão de Rui teria decidido não iniciar as obras (leia mais aqui).