Moradores do Pero Vaz acusam Guarda Civil de truculência em abordagem
Moradores do bairro Pero Vaz, em Salvador, acusam agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de truculência em uma abordagem na noite de sexta-feira (15). De acordo com informações do G1, a corporação foi chamada até o local após uma notificação de poluição sonora causada por uma festa estilo 'paredão'.
Em vídeo compartilhado nas redes sociais, é possível observar correria e fumaça. Na gravação, uma pessoa que estava no local conta que houve tiros e bombas para dispersar as pessoas que estavam na festa.
Segundo a GCM, equipes prestavam apoio à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (SEDUR) e ao chegarem até o local da festa, foi verificado que um veículo infringia as determinações municipais em relação ao decibéis permitidos.
Ainda de acordo com a Guarda, durante a abordagem o dono do veículo tentou impedir a apreensão do material. Ele e algumas pessoas presentes na festa teriam utilizado garrafas para ameaçar os fiscais. Por conta da situação, a equipe conta que precisou utilizar equipamentos de baixa letalidade para dispersar as pessoas. A Guarda não informou quais materiais foram utilizados, nem se alguém ficou ferido. O material que infringia a regulamentação foi apreendido e o dono notificado.