‘Pense Direito’: Respeitar recusa de tratamento é negligência? Baiana de Direito explica
Após dois anos de pandemia, temas como consentimento e recusa terapêutica têm crescido no segmento da medicina, promovendo questões que merecem nossa atenção. O que fazer quando uma pessoa que pode ser tratada nega ser entubada? Respeitar essa recusa terapêutica se configura como negligência médica? E como fazer com o atendimento de pessoas menores de idade? Essas perguntas passaram a fazer parte do cotidiano de muitos médicos e pacientes.
Para falar sobre o assunto, as professoras Ana Thereza e Camila Vasconcelos, da Faculdade Baiana de Direito, prepararam um podcast especial em parceria com o Bahia Notícias, o “Pense Direito”. Coordenadoras do curso de pós-graduação em Direito Médico, da Saúde e Bioética, as especialistas vão se debruçar sobre estes assuntos, buscando trazer mais informações e ensaiar definições para essas questões que estão em alta e que são tão sérias.
Ana Thereza também é pós-doutora em Medicina (Ufba), doutora em Direito (Ufba), professora da Uneb, membro da Sociedade Brasileira de Bioética e líder do Grupo de Pesquisa CeBidJusBioMed. Camila é advogada em Direito Médico, pós-doutora em direito pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV), doutora em Bioética pela UnB e também é membro do Conselho Científico da Sociedade Brasileira de Bioética.
