Bahia está 'muito perto de anunciar solução da questão da Ford', sinaliza Rui
por Francis Juliano, de Ilhéus / Jade Coelho

Cauteloso e sem antecipar detalhes, o governador Rui Costa (PT) sinalizou nesta segunda-feira (6) que a Bahia está “muito perto de poder anunciar uma solução da questão da Ford”.
“Mas esse é o tipo de coisa que só dá pra anunciar quando tiver, como diz o ditado, papel passado, assinatura feita. Nós estamos trabalhando, está muito breve pra gente apresentar uma solução”, afirmou o gestor durante inauguração do Hospital Materno Infantil, em Ilhéus.
A montadora Ford anunciou no início deste ano o encerramento da produção nas unidades fabris no Brasil, entre elas, uma em Camaçari, na região metropolitana de Salvador. A fábrica tinha cerca de 4 mil empregados. O fechamento da unidade impactou a economia do estado.
Apesar disso, o governador Rui Costa sinalizou que de modo geral, e ao comparar com o ano passado, o balanço da situação econômica da Bahia é de crescimento.
“Parte do crescimento é fruto dessa queda [registrada no ano passado], cada estado reflete em tese o desempenho do país, ou inverso, você poderia dizer que o desempenho do país é reflexo do desempenho de cada estado”, ponderou Rui.
Ao tratar da economia do país, o governador baiano atribuiu os tempos difíceis e as dificuldades enfrentadas pelo país ao fato do Brasil ter perdido credibilidade internacional pelo discurso “antiambiental” do presidente da República, Jair Bolsonaro. “O mundo inteiro hoje consome e prioriza quem defende o meio ambiente. Então um país que tem um presidente que despreza o meio ambiente e começa a falar mal da conservação ambiental começa a perder mercado e referência internacional e isso impacta na economia”, argumentou Rui.
“Na minha opinião um dos graves problemas da economia brasileira é pela desmoralização institucional do país. Falta de respeito, de admiração que o Brasil construiu a longo dos últimos anos com um discurso que não se alinha com o que hoje é hoje padrão internacional”, completou o governador.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Podcasts

'Terceiro Turno': Paralisia das casas legislativas na Bahia antes do início da campanha
O período eleitoral ainda nem começou oficialmente, mas as principais casas legislativas do estado já estão em ritmo de campanha. Tanto na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) quanto na Câmara Municipal de Salvador (CMS), as sessões do plenário, que costumam ocorrer pelo menos uma vez por semana, ficaram esquecidas por um bom espaço de tempo.
Buscar
Enquete
Artigos
Campanhas publicitárias e a diversidade no alvo
Mais uma vez, aparentemente, fomos surpreendidos pela campanha do novo carro “VW Polo” tendo um casal gay na peça publicitária. “Mas só que não”. Quem não se lembra da campanha publicitária de uma empresa de cosméticos para celebrar os dias dos pais em 2020? Há algum tempo muito já se comenta que a diversidade aumenta a capacidade de produção, possibilita a criatividade e a inovação das empresas, ou melhor, de todas as organizações. Dentro de um marco do sistema capitalista a proposta vai amenizando o sofrimento e oportuniza uma aparente inclusão para alguns grupos. As empresas dizem e