Relatório do Plano Municipal de Cultura deve ser apresentado esta semana
por Bruno Leite

Proposto pelo Executivo soteropolitano, o Plano Municipal de Cultura deverá ser apresentando na Câmara ainda esta semana, prevê o vereador Sílvio Humberto (PSB), relator do projeto. A perspectiva, segundo o parlamentar, é que a política traga proposições que façam um diálogo entre a classe artística e os empresários ligados ao setor para os próximos dez anos.
"O plano vai para além da crise que nós estamos vivendo. É um plano decenal. Estão propostas ali 29 metas. Temos diretrizes, objetivos, então é algo construído com a sociedade, parte de um diagnóstico cultural sobre a cidade de Salvador que aponta, por exemplo, que você tem uma cidade em que a cultura está centrada na matriz africana. Mas isto também se constitui como um problema porque o racismo impede que todo esse potencial se materialize", afirmou Sílvio, que caracterizou o projeto como uma estratégia que tira a política cultural da cidade do "arremedo".
Sílvio Humberto afirmou ainda que tem "ouvido os pares" para "juntar os esforços" e incorporar o potencial da cultura como uma dinâmica. "O que eu tenho feito é ouvido os pares. Fizemos três audiências extremamente ricas, profícuas. A última audiência fez questão de discutir a dimensão estratégica do plano, como é que as dinâmicas culturais impulsionam o desenvolvimento da cidade e não o contrário", adicionou.
Após a apresentação, o projeto deve tramitar pelas comissões de Constituição e Justiça, Orçamento e pela comissão de Cultura para que possa partir para o crivo do plenário e, só então, aguardar a sanção do prefeito Bruno Reis.
"O que nós temos hoje em mãos é uma janela de oportunidades, na medida que tem monitoramento, que você juntou a sociedade, trazendo as diversas linguagens, desde o rock até as quadrilhas. É algo importnte que temos aí essa possibilidade de um diálogo", finalizou o relator.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Podcasts

'Terceiro Turno': O caos no transporte público e os possíveis impactos nas eleições
Não é exagero dizer que o sistema de ônibus de Salvador é um dos maiores problemas que os moradores da cidade enfrentam no seu dia-a-dia. As reclamações são as mais variadas possíveis, que vão desde atraso, queixas sobre o trajeto, violência e claro, o preço da tarifa
Buscar
Enquete
Artigos
Transporte público como Direito
O prefeito de Salvador Bruno Reis embarcou na última semana para Brasília para acompanhar a aprovação do PL 4392/21 que prevê a transferência de recursos da União aos municípios com o fim de subsidiar a gratuidade do transporte de idosos, dentre outras. Na terça-feira (17), chegou à Câmara de Salvador o PL 150/2022, que autoriza a concessão, por tempo determinado, de subsídio tarifário ao transporte público por ônibus em Salvador. Sem discussão, sem participação da população e sem debate sobre modelo. Mais remendos.