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Com modal de volta ao debate, Planmob projeta 13 teleféricos em Salvador até 2049

Por Mauricio Leiro

Com modal de volta ao debate, Planmob projeta 13 teleféricos em Salvador até 2049
Bruno Reis e Geraldo Jr. em visita ao México - Foto: Reprodução / Instagram

Com o retorno do tema, trazido e visitado pelo prefeito Bruno Reis após sua ida ao México (veja aqui e aqui), os teleféricos podem estar de volta a Salvador, ou não. De acordo com o Plano de Mobilidade de Salvador (Planmob), para um sistema de locomoção urbano sustentável, estão planejados até 2049 para 13 teleféricos na capital baiana. O porém: o início estimado do projeto era 2018. Portanto, há um atraso de quase três anos para o pontapé nas intervenções.

 

Com as propostas revisadas em 2018, o projeto apresentado para Salvador compreende 13 teleféricos com um total de 22,5 km de extensão. O maior teria 3,1 km e estaria localizado nas proximidades da estação de metrô do Detran/Iguatemi. Já o mais curto ficaria na região central da capital baiana e teria 920m de extensão. Os bairros contemplados seriam Brotas, Iapi, Pernambués, Sussuarana, Castelo Branco, Boa Vista de São Caetano, Alto do Cabrito, Plataforma, Escada, Praia Grande, Fazenda Couto, Centro e Comércio. 

 

Foto: Planmob

 

Além disso, segundo o Planmob, os equipamentos envolveriam "altos valores de investimentos" e deveriam ser consolidados a partir dos Planos de Bairros. "Estima-se que a implantação dos teleféricos em Salvador seja um subprograma de longo prazo", acrescenta o projeto. O valor total planejado para os investimentos seria de R$ 1,4 bilhão. 

 

O sistema é adequado para o transporte de passageiros em áreas com grande densidade ocupacional e com topografia específica, como a de Salvador. "Tem baixa capacidade de transporte (da ordem de 3.000 passageiros/ hora/ sentido) e sua implantação requer pouca desapropriação", diz parte do plano. 

 

Foto: Planmob

 

Em 2018, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto do Planmob, que permitiu que a prefeitura orientasse as políticas públicas de mobilidade da capital por meio de decretos (relembre aqui). O Palácio Thomé de Souza, através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), assinou o contrato de análise com o Consórcio TTC-Oficina em 2017.

 

EXEMPLOS PARA ALÉM DO MÉXICO

No Planmob, um dos exemplos citados é a cidade de Medellín, Colômbia. Um dos motivos para a instalação dos teleféricos na cidade seriam os "grandes benefícios sociais", numa configuração que conta com três linhas, 10,7 km de extensão e 309 gôndolas, e é integrado ao metrô.

 

"Esse sistema possui uma capacidade de transporte de 1.500 passageiros por hora a uma velocidade de 18 km/h. Internacionalmente conhecido como CPT (Cable Propelled Transit), trata-se de um sistema suspenso, que transporta cabines fechadas (gôndolas), com capacidade de 6 a 15 passageiros, sustentadas por cabos. Não possui motorização embarcada, sendo a tração realizada por cabos de aço movimentados por aparelhos nas estações. Durante o percurso não há paradas", pontua o projeto. 

 

De acordo com a análise, ao se aproximar da estação, a velocidade das gôndolas é reduzida para permitir o embarque e desembarque seguro, mesmo para passageiros com dificuldades de locomoção e as portas se abriram automaticamente nas estações.