Ex-prefeito de Luís Eduardo Magalhães é nomeado por Rui para diretoria da Adab
O governador Rui Costa (PT) nomeou o ex-prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Alves de Oliveira (PSD), para a diretoria da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretária da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura.
O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (20). O cargo era ocupado por Celso Duarte Carvalho Filho, engenheiro agrônomo que também já ocupou a diretoria de Defesa Sanitária Vegetal da Adab. Ele havia assumido o cargo em maio, após a saída de Maurício Bacelar para a Secretaria Estadual de Turismo (Setur).
Oziel Oliveira foi prefeito de Luís Eduardo Magalhães por três vezes. Em 2020, não conseguiu ser eleito e foi derrotado por Júnior Marabá (DEM). Ele retorna ao comando da Adab após um período no comando da agência entre 2015 e 2016.
Velho conhecido na Adab, ele foi apontado como um dos ex-diretores-gerais da associação a serem “omissos” na investigação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que apura eventuais irregularidades no pagamento de adicional de insalubridade a servidores da autarquia (leia mais aqui).
Entre fevereiro de 2016 a março de 2021 a autarquia pagou, em valores nominais, R$ 27.277.390,61. De acordo com os estudos da Corte, em valores corrigidos, o montante chega a R$ 30.421.484,55. As análises, no entanto, não pontuam quanto desses valores podem ter sido oferecidos de maneira irregular a servidores da Adab. Isto porque a auditoria não tem competência técnica para concluir quem estaria recebendo de maneira indevida. Só quem pode atestar isso é a Junta Médica do Estado, órgão que deve analisar o mérito após entrega dos laudos emitidos pela Adab. (Atualizada às 16h com informações referentes à apuração do TCE)
