Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
Notícia
/
Geral

Notícia

Fogueira interativa em led usa tecnologia para manter tradição do São João na pandemia

Fogueira interativa em led usa tecnologia para manter tradição do São João na pandemia
Foto: Divulgação

A tecnologia foi a alternativa para respeitar uma das tradições de São João sem ir de encontro às recomendações sanitárias para o distanciamento social. Símbolo tradicional dos festejos juninos, uma fogueira interativa e em LED foi montada em Campina Grande, na Paraíba, cidade com uma das mais famosas festas de São João do país.

 

A Estalo Comunicações foi a idealizadora da ação, a cenografia da fogueira foi feita pela Cenograph e a Luzbel Tecnologia em Eventos foi a responsável por executar o projeto. A ideia é não deixar a fogueira e a tradição do São João se apagarem, mesmo sendo o segundo ano consecutivo sem a festa que mexe com o coração das pessoas, e principalmente dos nordestinos.

 

A estrutura tem 100 m² de painéis de led e segundo Júnior Luzbel, sócio e light designer da Luzbel Tecnologia em Eventos, todo o trabalho foi pensado e executado em equipe, e não só atendeu, como superou as expectativas.

 

“Foram três empresas juntas até chegar onde chegou, foi muito bacana, e é algo novo, diferenciado, um projeto belíssimo, e uma alternativa para não deixar esse período de São João, que é tão importante e afetivo para muitas pessoas, passar em branco”, disse Júnior.

 


Foto: Divulgação

 

Maíra Holtz, sócia da Estalo Comunicação, explica que a ideia era manter o espírito afetivo do São João, respeitando as medidas e restrições impostas pela pandemia da Covid-19. “Uma ação que não incentivasse as pessoas a irem para a rua, que não aglomerasse, então não poderia ser nada de evento, com festa e palco. Um dos símbolos visuais que logo vem a mente quando falamos de São João é a fogueira, então idealizamos uma que não tivesse fogo, para não colocar em risco as pessoas, mas que elas pudessem interagir”, explica ela sobre o processo de elaboração da ação.

 

A interação a que Maíra se refere também usa a tecnologia e a internet, através de uma hashtag. A fogueira vai crescendo conforme o público for publicando fotos relacionadas aos festejos de São João, seja com comidas típicas, decoração tradicional, comemorações em família, etc.

 

A ação começou no dia 10 de junho e segue até 27 e a aceitação do público tem sido satisfatória, avalia Maíra. Ela sinaliza que as pessoas têm postado fotos na internet para fazer com que a fogueira acenda mais, e também aproveitado a estrutura para tirar fotos.