João Leão 'explica' fala de Coronel sobre chapa sem PT: 'Você pode dar uma vezinha'

Aliado do PT na Bahia há mais de 10 anos, o vice-governador João Leão (PP) deseja manter essa parceria na eleição de 2022, mas defende que outras legendas assumam o protagonismo da chapa. Ele falou sobre o assunto no programa Bahia Notícias no Ar, da rádio Salvador FM, ao comentar uma declaração feita pelo senador Angelo Coronel (PSD), também aliado do governo.
Em entrevista recente ao programa Política na Mesa, da TV Câmara, Coronel defendeu uma "oxigenação" na política, com uma chapa formada pelo PP e pelo PSD contra o Partido dos Trabalhadores. “Quem terminar o primeiro turno com menos arestas, a gente se junta”, declarou.
Então, nesta terça-feira (1º), João Leão disse concordar com essa declaração, mas tem outra proposta. "Eu concordo com Angelo Coronel, a chapa tem que ser PP, PSD e PT também. Estamos aí nos últimos 13 anos junto com o PT, com os companheiros, não podemos nos esquecer do PT", disse Leão ao BN no Ar. "O que o senador Angelo Coronel quis dizer é que você pode dar uma 'vezinha' ao PP, ao PSD, e o PT participar do jogo conosco. Não queremos menosprezar", frisou, ao fazer o esclarecimento.
A composição da chapa ainda está longe de ser definida, já que Leão, o senador Otto Alencar, presidente do PSD na Bahia, e outros atores políticos reforçam o discurso de deixar as discussões sobre a eleição para o ano que vem. No entanto, o PT já se antecipou e lançou Wagner como sua escolha para suceder Rui Costa no Palácio de Ondina.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Podcasts

Podcast 'A Bahia quer o quê?' traz reclames de região de Vitória da Conquista
Neste segundo vídeo do podcast “A Bahia quer o quê?”, o BN conversa com Anderson Oliveira, diretor do Blog do Anderson, que cobre o território de Vitória da Conquista. É uma região que abriga a terceira maior cidade do estado, com 343,3 mil habitantes, com diversos municípios menores ao redor, caso de Maetinga, a menor em população do estado, com apenas 2,4 mil moradores. No papo com Anderson, o leitor vai saber como anda a saúde, a educação, segurança e setor cultural, uma fortaleza da região, como também se informar de ações que precisam sair do papel, como a duplicação de estradas, antigo desejo de quem mora nesse trecho da Bahia. Uma dessas vias, caso seja melhorada, pode impulsionar o mercado de café, levando o produto para todo país.
Buscar
Enquete
Artigos
Lotobahia: uma alternativa arrecadatória para o próximo governo da Bahia?
Com o processo eleitoral que se avizinha, os candidatos ao executivo do estado da Bahia tendem a criar um plano de governo com inúmeras ações visando à elevação do bem-estar da população baiana: segurança, educação, saúde e cultura são sempre bandeiras muito levantadas. No entanto, em uma realidade de crise econômica severa, dificilmente uma proposta pode ser eficazmente implementada sem que haja uma garantia no orçamento. É nesse contexto que o julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal, das ADPFs 492 e 493 e da ADI 4986, pouco divulgado à época da sua decisão, em setembro de 2020, acabou por criar uma oportunidade aos estados, quando declarou a inexistência de monopólio da União na exploração de loterias.