Candidato do Planalto á presidência da Câmara, Arthur Lira liderou esquema de 'rachadinha'

O Ministério Público Federal (MPF) acusa Arthur Lira (Progressistas-AL), candidato do Palácio do Planalto à presidência da Câmara dos Deputados nos próximos dois anos, de liderar um esquema milionário de “rachadinha” quando integrou a Assembleia Legislativa de Alagoas.
Segundo informações do Estadão, documentos indicam que a organização desviou R$ 254 milhões dos cofres públicos entre 2001 e 2007. Somente Lira, líder do Centrão na Câmara, movimentou R$ 9,5 milhões em sua conta. As informações estão em uma ação penal que o parlamentar ainda responde na Justiça estadual. Ele já foi condenado pelo caso na esfera cível.
Para desviar o dinheiro da Assembleia, o grupo supostamente liderado por Lira incluiu funcionários fantasmas na folha de pagamentos. O esquema, afirma a acusação, usava empresas de terceiros para simular negociações e empréstimos pessoais como forma de justificar a movimentação financeira nas contas dos parlamentares.
Lira é o indicado do Progressistas para disputar a sucessão de Rodrigo Maia (DEM-RJ), em fevereiro do ano que vem.
Laudos da Polícia Federal e documentos da Receita Federal e do Conselho de Controle da Atividades Financeiras (Coaf) apontam que cheques emitidos pela Assembleia, a título de pagamento salarial, iam parar em contas de pessoas físicas diferentes. Logo em seguida, os valores eram transferidos para parlamentares ou pessoas relacionadas a eles.
As investigações apontam que a “rachadinha” na Assembleia de Alagoas ocorreu, em parte, quando ele ocupava um cargo no comando do Legislativo estadual. De 2003 a 2006, o líder do Centrão foi primeiro-secretário, responsável pela administração de recursos do Legislativo, razão pela qual seu papel era central, uma vez que cabia a ele liberar o dinheiro. O esquema envolveu pelo menos 12 deputados estaduais.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Podcasts

'Terceiro Turno': Paralisia das casas legislativas na Bahia antes do início da campanha
O período eleitoral ainda nem começou oficialmente, mas as principais casas legislativas do estado já estão em ritmo de campanha. Tanto na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) quanto na Câmara Municipal de Salvador (CMS), as sessões do plenário, que costumam ocorrer pelo menos uma vez por semana, ficaram esquecidas por um bom espaço de tempo.
Buscar
Enquete
Artigos
Carreiras UniFTC: Já pensou iniciar a graduação sabendo que escolheu o curso da sua vida?
Escolher uma profissão não é tarefa fácil. Muitas vezes fazer uma autoavaliação e descobrir seus principais gostos e potencialidades, ou quais as áreas de conhecimento você mais se identifica, não é suficiente para determinar qual caminho percorrer.