ABIH-BA divulga protocolo sanitário para hospedagens em retomada de atividades do setor
Foto: Divulgação

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Bahia (ABIH-BA) divulgou um documento nesta segunda-feira (29) em que lista uma série de medidas que devem ser adotadas na reabertura do setor de hotelaria em meio à pandemia do novo coronavírus. 

 

No comunicado emitido pela entidade, ela recomenda dois documentos que "resumem o essencial das boas práticas recomendadas, tanto em âmbito nacional como internacional, e que contemplam os diversos tipos e tamanhos de empreendimentos que compõem a rede de hospedagem baiana".

 

O primeiro se trata de um documento publicado em junho de 2020, de autoria da ABIH Nacional, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Brazilian Luxury Travel Association, Resorts Brasil, Senac e Unedestinos (União Nacional de Convention & Visitors Bureau e Entidades de Destinos).

 

O segundo diz respeito ao Selo Sanitário criado pelo Ministério do Turismo, que pode ser obtido por qualquer meio de hospedagem desde que cumpridos os Protocolos Básicos exigidos pela pasta. 

 

As exigências incluem uma lista com nove medidas: 1. Assegurar a lavagem e desinfecção das áreas onde colaboradores e consumidores  2. Promover a medição da temperatura de todos os frequentadores na entrada do estabelecimento; 3. Realizar a limpeza, várias vezes ao dia, das superfícies e objetos de utilização comum (incluindo balcões, interruptores de luz e de elevadores, maçanetas, puxadores de armários, entre outros); 4. Promover a renovação de ar regularmente das salas e espaços fechados, abrindo as janelas e portas para a passagem da corrente de ar; 5. Fornecer álcool 70% nas diversas formas disponíveis (líquida, gel, spray, espuma ou lenços umedecidos) em locais estratégicos, como entrada do estabelecimento, acesso aos elevadores e balcões de  atendimento para uso de clientes e trabalhadores; 6. Utilizar lixeiras que não precisem ser abertas manualmente e esvaziá-las várias vezes ao dia; 7. Disponibilizar sabonete líquido e toalhas de papel descartáveis nos banheiros; 8. Disponibilizar cartazes com  informações/orientações sobre a necessidade de higienização de mãos, uso do álcool 70% nas formas disponíveis, uso de máscaras, distanciamento entre as pessoas, limpeza de superfícies, ventilação e limpeza dos ambientes; 9. Providenciar o controle de acesso, a marcação de lugares reservados aos clientes, o controle da área externa do estabelecimento e a organização das filas para que seja respeitada a distância mínima de 2 (dois) metros entre as pessoas. 

 

A ABIH-BA destaca que tem atuado junto às 13 zonas turísticas, e disponibilizará lives e treinamentos on-line para apoiar os hotéis que queiram adotar tais protocolos.

 

O documento disponibilizado pela ABIH-BA inclui protocolos essenciais e transversais, específico no caso de confirmação de Covid-19, e meios de hospedagem por setores. 

Histórico de Conteúdo