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Processo foi 'transparente' e sem prejuízos, diz empresa que entregaria respiradores a SSA

Por Ailma Teixeira

Processo foi 'transparente' e sem prejuízos, diz empresa que entregaria respiradores a SSA
Foto: Marco Santos / Ag. ParáFoto: Marco Santos / Ag. Pará

Diante da repercussão do cancelamento da compra de 40 respiradores pela Prefeitura de Salvador, a empresa PSA Distribuidora de Produtos Médicos Hospitalares LTDA ressalta que a revogação do contrato ocorreu de forma consensual. Ela havia vencido a cotação de preço publicada pela gestão, mas, nessa terça-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou ao Bahia Notícias que a empresa “não atendeu às exigências contidas no edital”.

 

Com isso, o sócio e diretor da PSA, Gilberto Lins, procurou o portal para esclarecer a situação. “Não houve prejuízo pra ninguém. Por uma questão de acordo, muito transparente, chegamos a conclusão que o melhor era encerrar aquele processo e encerramos”, explica Lins.

 

Em conversa com o BN, ele enviou uma série de documentos do processo de aquisição dos ventiladores pulmonares e da negociação com a gestão municipal. De acordo com os arquivos, a empresa comprou os equipamentos pelo valor unitário de R$ 120 mil e os repassaria à prefeitura por R$ 158 mil. Como a previsão era de entregar 40 respiradores, o total chegaria a R$ 6.320.000,00 - valor que não saiu dos cofres públicos.

 

“Foi um trato normal de relações comerciais, onde a nossa empresa participou de um pedido de cotação que a prefeitura fez. Tínhamos um fornecedor de nossa confiança, com o qual já tínhamos feito nossos negócios e [os equipamentos] atendiam o que a prefeitura queria”, conta Lins.

 

A fim de dar transparência ao processo, ele afirma que a empresa solicitou a visita de um técnico à empresa Blessed - Tecnologia, Serviços e Saúde, em Duque de Caxias (RJ), onde ele pudesse verificar as condições dos ventiladores. Nessa visita, o profissional constatou que os equipamentos não atendiam aos requisitos necessários e avaliou que alguns deles eram seminovos (saiba mais aqui), o que a empresa nega.

 

“A gente interferiu, disse que só trabalha com equipamentos novos e solicitamos uma reunião pra dirimir essas dúvidas. Mas a prefeitura ficou receosa com a situação, aí nós desfizemos o negócio, cancelamos a nota fiscal de compra que já tínhamos com nosso fornecedor e não causamos nenhum prejuízo”, ressalta o empresário, acrescentando que até a aeronave para enviar a primeira remessa dos respiradores já havia sido fretada.

 

Diante dessa situação, o prefeito ACM Neto (DEM) informou que, no momento, não vai buscar outra empresa para tentar adquirir novos equipamentos porque o governo federal enviou 60 respiradores para a capital baiana. Além disso, uma empresa deve enviar mais 50 unidades para a cidade até a próxima semana. “Estamos com a expectativa de, agora no dia 22, receber. É fruto de um comodato, portanto uma cessão de uso, sem ônus para a prefeitura”, explica o gestor. Os equipamentos serão emprestados à rede municipal de saúde pelo período da pandemia e, posteriormente, vão ser devolvidos.