BN/ Paraná Pesquisas: Bruno Reis lidera com mais que o dobro de votos de Isidório
por Fernando Duarte

Dois cenários testados pelo Instituto Paraná Pesquisas em parceria com o Bahia Notícias mostram que o vice-prefeito Bruno Reis (DEM) tem mais que o dobro de intenções de votos do segundo colocado, o deputado federal Sargento Isidório (Avante) na corrida pela prefeitura de Salvador. Em um cenário afunilado, com apenas oito candidaturas, o atual vice aparece como opção para 35,5% dos eleitores, frente 16,7% do parlamentar. Mesmo no cenário pulverizado, com 13 nomes, Bruno fica com 31% das intenções de voto contra 12,9% de Isidório.
O levantamento fez duas pesquisas estimuladas, uma com 13 nomes, todos formalmente lançados pelos respectivos partidos, e outra com apenas oito candidaturas, consideradas com maior musculatura política ou com perspectivas mais sérias de manutenção até o final do pleito. No cenário pulverizado, Bruno Reis lidera com 31% das intenções de voto. Praticamente todos os demais candidatos empatam dentro da margem de erro de 3,5%.
Isidório é o segundo colocado, com 12,9%. A deputada federal Lídice da Mata (PSB) aparece na terceira colocação, com 11%. Outros candidatos não ultrapassam um único dígito nas intenções de voto: Leo Prates (8%), do PDT; Irmão Lázaro (5,5%), do PL; Major Denice (3,7%), do PT; Olívia Santana (3,4%), do PCdoB; Hilton Coelho (2,2%), do PSOL; João Carlos Bacelar (2,1%), do Podemos; e Cézar Leite (1,8%), do PRTB. Eleusa Coronel (PSD), Niltinho (PP) e Celsinho Cotrim (Pros) não atingem 1% das intenções de voto. Para 13,2% dos entrevistados, nenhum dos nomes deveria receber o voto, enquanto 3,9% não souberam ou não responderam.
Como deve acontecer um processo de afunilamento, o Bahia Notícias testou um cenário com as prováveis candidaturas que devem participar do próximo pleito na capital baiana. Mais uma vez, Bruno Reis lidera com uma boa frente. O vice-prefeito tem 35,5% das intenções de voto, enquanto apenas Isidório, com 16,7%, e Lídice, com 12,6% aparecem em empate técnico.
Esse é um cenário que exclui o nome de Leo Prates, aliado de Bruno Reis e apresentado como potencial candidato do PDT. Sem ele, Irmão Lázaro, Niltinho, Bacelar e Celsinho Cotrim, há uma redistribuição das intenções de voto, que beneficiam não apenas os três que aparecem à frente na pesquisa.
Major Denice amplia as intenções de voto para 4,4% e Olívia Santana chega a 4%. Hilton Coelho atinge 2,4% e Cezar Leite 2,3%. Eleusa Coronel fica como opção para 1,1% dos eleitores. Para 15,9% dos pesquisados, nenhum desses nomes deveria ter o voto, enquanto 5,1% não souberam responder.
A pesquisa ouviu 820 eleitores da capital baiana entre os dias 16 e 20 de maio de 2020. A margem de confiança é de 95% e a margem de erro de 3,5% para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número BA- 07354/2020 para o cargo de prefeito.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Podcasts

'Terceiro Turno': Após hiato, Lula e Bolsonaro agitam 2 de Julho e 'escondem' candidatos
Apesar de um quadro menos grave, a pandemia causada pela Covid-19 ainda não terminou, mas as grandes festas estão aos poucos retornando ao calendário. Após dois anos sem acontecer por causa da crise sanitária, o 2 de Julho, data de comemoração da Independência da Bahia, está de volta e promete ser uma das mais emblemáticas já realizadas.
Buscar
Enquete
Artigos
Carreiras UniFTC: A Importância da Iniciação Científica na graduação
Diante do avanço do conhecimento e das novas metodologias de ensino, é extremamente importante a busca de alternativas, onde desperte no próprio estudantes a capacidade de buscar conhecimentos e saber utilizá-los, ou seja, dominar o desconhecido. A Iniciação Científica é um instrumento de aprendizagem complementar, realizado durante o período da graduação, agindo de forma adicional ao aprendizado acadêmico. A participação e execução de um projeto de Iniciação Científica traz ao estudante uma excelente estratégia para ampliar o conhecimento científico.