Paes e Freixo polarizam no Rio; Crivella é o terceiro em intenção de votos
por Mari Leal

O democrata Eduardo Paes lidera as intenções de voto em todos os cenários estimulados de um levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas. Paes, que já foi prefeito da capital carioca, aparece à frente do candidato do PSOL, Marcelo Freixo. Já o atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) figura na terceira posição em todos os cenários.
Num primeiro cenário estimulado, 27,9% dos entrevistados revelaram que votariam no ex-prefeito, enquanto 13,4% optariam pelo pesolista Freixo. Em terceiro lugar, Crivella agrada a 12,3% dos ouvidos, seguido ainda pela delegada Martha Rocha (10,1%). Benedita da Silva, que deverá concorrer pelo partido dos Trabalhadores (PT), seria votada por apenas 4,3% dos entrevistados.
Em um segundo cenário estimulado, no qual se apresenta apenas oito postulantes, Eduardo Paes segue em primeiro lugar, mas amplia a pontuação, chegando a 29,5%. Novamente em segundo lugar, Marcelo Freixo alcança 14,5%, seguido por Crivella, com 13,1%. Já a delegada Martha Rocha cravaria 12%.
Um dado curioso revelado pela pesquisa é o alto índice de pessoas que não sabem em que votaria. Na modalidade espontânea, 72,4% dos entrevistados afirmaram não saber, já 13,7% não votaria em ninguém.
A pesquisa ouviu 910 eleitores do Rio de Janeiro, entre os dias 14 a 19 de março. A amostra considerou critérios como sexo, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Podcasts

'Terceiro Turno': O caos no transporte público e os possíveis impactos nas eleições
Não é exagero dizer que o sistema de ônibus de Salvador é um dos maiores problemas que os moradores da cidade enfrentam no seu dia-a-dia. As reclamações são as mais variadas possíveis, que vão desde atraso, queixas sobre o trajeto, violência e claro, o preço da tarifa
Buscar
Enquete
Artigos
Transporte público como Direito
O prefeito de Salvador Bruno Reis embarcou na última semana para Brasília para acompanhar a aprovação do PL 4392/21 que prevê a transferência de recursos da União aos municípios com o fim de subsidiar a gratuidade do transporte de idosos, dentre outras. Na terça-feira (17), chegou à Câmara de Salvador o PL 150/2022, que autoriza a concessão, por tempo determinado, de subsídio tarifário ao transporte público por ônibus em Salvador. Sem discussão, sem participação da população e sem debate sobre modelo. Mais remendos.