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Prefeitura aguarda conclusão de obras do governo para implantar corredores de BRT

Por Lucas Arraz / Matheus Caldas

Prefeitura aguarda conclusão de obras do governo para implantar corredores de BRT
Foto: GOVBA

A prefeitura de Salvador aguarda as conclusões das obras de ingerência do governo do estado para que o BRT chegue à nova rodoviária da capital baiana, que ficará no bairro de Águas Claras. As informações foram confirmadas pelo secretário municipal de Mobilidade (Semob), Fábio Mota, e pelo secretário estadual de Infraestrutura (Seinfra).

 

“Com relação a essa especificamente, é o BRT que vem do Subúrbio, da Linha Azul [Avenida Gal Costa] e da Linha Vermelha [Avenida 29 de Março], estamos esperando o estado concluir a obra, fazer as estações, para que a gente possa operar”, disse Mota, em entrevista ao Bahia Notícias.

 

O estado estabeleceu um prazo de 30 meses para que a nova rodoviária fique pronta. As intervenções nas Linhas Azul e Vermelha seguem sendo feitas. Marcus Cavalcanti explicou que, diante deste cenário, as estruturações para a implantação do BRT até o local serão financiadas por estado e prefeitura. “Está no acordo. O estado tem a responsabilidade de fazer uma parte do investimento. É uma discussão que já está prevista nas duas avenidas que o estado está fazendo, tanto na 29 de Março quanto na Gal Costa, a Linha Azul e a Linha Vermelha”, explicou ao BN.

 

Os detalhamentos estão previstos no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Salvador (PlanMob), elaborado em 2017. O documento tem horizonte até 2049, e trata de todas as vertentes da mobilidade municipal.

 

"Nesse plano, você tem seis linhas de BRT, que é um sistema único de rede na cidade de Salvador. Além dos dois BRTs que têm nas Linhas Vermelha e Azul, onde o governo está fazendo a obra, temos o BRT que a prefeitura está fazendo a construção civil. Temos o outro BRT do subúrbio, na orla, e tem uma linha de BRT que liga a rodoviária à área do Iguatemi”, acrescentou Mota.

 

Conforme explicitado no PlanMob, as obras gerais do BRT têm prazo de término para 2025. As linhas propostas são as seguintes:

 

BRT Lapa-LIP (via Av. Vasco da Gama e Av. Antônio Carlos Magalhães); 
BRT Paripe-Corsário (via Av. 29 de Março); 
BRT Lobato-Paripe-Pituaçu-Corsário-Calçada-Lobato (Bi-Circular, via Av. Gal Costa); 
BRT Metrô Aeroporto-Praça da Sé (via Av. Octávio Mangabeira);
BRT Corsário-Retiro (via Av. Magalhães Neto e Av. Luis Eduardo Magalhães); (BRT Águas Claras-Bairro da Paz (reforço do BRT 29 de Março); 
BRT Corsário-Pituaçu-Pirajá (reforço do BRT Gal Costa).

 

Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) do estado ressaltou que “a opção de que as vias recebam o modal é de responsabilidade exclusiva da Prefeitura Municipal de Salvador”.

 

A pasta estadual, no entanto, explicou que as Linhas Azul e Vermelha “contemplam corredor exclusivo em condições de operar pelo sistema Bus Rapid Transit (BRT)”.

 

Na última semana, representantes do governo estadual e da prefeitura estiveram em Brasília para discutir sobre o BRT, segundo Fábio Mota. O titular da Semob, contudo, não divulgou a agenda completa da reunião.