Moradores de 6 localidades de SSA devem deixar casas após chuva atingir limite de risco
por Ailma Teixeira

Como consequência das chuvas que acometem a capital baiana nesta terça-feira (26), a Defesa Civil de Salvador (Codesal) acionou as sirenes de Baixa de Santa Rita, Calabetão, Bom Juá, Vila Picasso, Voluntários da Pátria e Baixa do Cacau. Dessa forma, os moradores dessas localidades devem se retirar “imediatamente”.
“(...) Saiam das suas residências, evacuem o local e procedam pela ida ao local seguro, preferencialmente alguma escola municipal na comunidade”, ressalta o diretor-geral da Codesal, Sósthenes Macedo, ao pedir apoio da imprensa na divulgação do alerta. Ele salienta que o órgão está seguindo o protocolo para evitar acidentes (saiba mais aqui).
"A gente acionou a sirene porque ela [a chuva] já passou dos 150mm que o protocolo remete ao acionamento. Foi muita chuva nas últimas três horas, de modo que nós precisamos fazer com que as pessoas saiam das suas casas", esclarece o diretor. O último boletim enviado pela Codesal indica que, nas últimas 48 horas, choveu 186,8mm no bairro de Bom Juá, maior acúmulo pluviométrico no período. Já no Calabetão, o volume de água chegou a 167,2mm.
Imagem: Codesal
De meia noite até as 8h50 de hoje, o órgão registrou 93 ocorrências, a maioria delas na região do Cabula e Tancredo Neves. Desse total, 34 se referem a alagamentos de imóveis e 25 a deslizamentos de terra (saiba mais aqui).
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Podcasts

'Fora do Eixo': Favoritismo de Fátima Bezerra no RN pode ser revertido?
O cenário eleitoral do Rio Grande do Norte mostra a atual governadora, Fátima Bezerra (PT), com vantagem consolidada diante de seus principais adversários. Contudo, temas caros como saúde e segurança pública podem ser pedras no sapato em sua tentativa de reeleição. O ex-vice-governador Fábio Dantas (Solidariedade) e o senador Styvenson Valentim (Podemos) devem explorar ao máximo essa questão.
Buscar
Enquete
Artigos
Eleições 2022 - Mais propostas, por favor
Diferentes de pleitos passados, esse processo eleitoral tem sido confuso para os cidadãos. Por exemplo, o eleitor votava em coligações e hoje temos federações. As coligações eram somente eleitorais, após o dia do pleito se outubro se extinguiam. Os partidos ainda podem se coligar para lançar candidatos nas eleições majoritárias para prefeito, governador, senador e presidente da República.