Terça, 26 de Novembro de 2019 - 09:45

Moradores de 6 localidades de SSA devem deixar casas após chuva atingir limite de risco

por Ailma Teixeira

Moradores de 6 localidades de SSA devem deixar casas após chuva atingir limite de risco
Foto : Valter Pontes / Secom PMS

Como consequência das chuvas que acometem a capital baiana nesta terça-feira (26), a Defesa Civil de Salvador (Codesal) acionou as sirenes de Baixa de Santa Rita, Calabetão, Bom Juá, Vila Picasso, Voluntários da Pátria e Baixa do Cacau. Dessa forma, os moradores dessas localidades devem se retirar “imediatamente”.

 

“(...) Saiam das suas residências, evacuem o local e procedam pela ida ao local seguro, preferencialmente alguma escola municipal na comunidade”, ressalta o diretor-geral da Codesal, Sósthenes Macedo, ao pedir apoio da imprensa na divulgação do alerta. Ele salienta que o órgão está seguindo o protocolo para evitar acidentes (saiba mais aqui).

 

"A gente acionou a sirene porque ela [a chuva] já passou dos 150mm que o protocolo remete ao acionamento. Foi muita chuva nas últimas três horas, de modo que nós precisamos fazer com que as pessoas saiam das suas casas", esclarece o diretor. O último boletim enviado pela Codesal indica que, nas últimas 48 horas, choveu 186,8mm no bairro de Bom Juá, maior acúmulo pluviométrico no período. Já no Calabetão, o volume de água chegou a 167,2mm.

 

Imagem: Codesal

 

De meia noite até as 8h50 de hoje, o órgão registrou 93 ocorrências, a maioria delas na região do Cabula e Tancredo Neves. Desse total, 34 se referem a alagamentos de imóveis e 25 a deslizamentos de terra (saiba mais aqui).

Histórico de Conteúdo